Em 1884, o estado foi o primeiro a abolir a escravidão, quatro anos antes do restante do Brasil. O jangadeiro Francisco José do Nascimento foi herói da abolição no Ceará. Sua bravura no bloqueio do porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos, rendeu-lhe o apelido de Dragão do Mar.
A reação do governo do Ceará em relação à atitude de Francisco Nascimento foi usá-lo como símbolo da mudança social, sendo o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão.
Em 1 de janeiro de 1883, com a presença de José do Patrocínio, os últimos 116 escravizados foram alforriados na Vila de Acarape. Este fato fez com que a Vila fosse o primeiro local a abolir a escravidão no Brasil, sendo por isso rebatizada, em 1889, como ''Redenção''.
dia 25 de março de 1884
Em 25 de março de 1884, o presidente da província, Satiro de Oliveira Dias, declarou a libertação de todos os escravos do Ceará, tornando o estado o primeiro a abolir a escravidão no país. Isso foi possível graças a Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde.
município de Redenção
Redenção
A Lei Áurea, oficialmente Lei n.º 3 353 de 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil....
A Lei do Ventre Livre (LEI Nº 2.