Na linguagem SQL, para efetuar consultas , utilizamos a seguinte sintaxe: SELECT Nome_ campo FROM Nome_Tabela [WHERE condição]; O comando Select deve conter o nome do campo que deve ser retornado, de qual tabela e quando contêm a claúsula WHERE, as condições que o registro deve obedecer para retornar os valores.
SQL é uma linguagem padrão para trabalhar com bancos de dados relacionais. Ela é uma linguagem declarativa e que não necessita de profundos conhecimentos de programação para que alguém possa começar a escrever queries, as consultas e pedidps, que trazem resultados de acordo com o que você está buscando.
A linguagem SQL foi criada para atender a todos os bancos de dados relacionais e permitir que usuários possam acessar qualquer banco usando a mesma base de conhecimento. Os principais comandos SQL para manipular dados são: INSERT (inserção), SELECT (consulta), UPDATE (atualização), DELETE (exclusão).
Quais são os principais bancos de dados e suas diferenças?
O sistema de gerenciamento de banco de dados objeto-relacional hoje conhecido por PostgreSQL, é derivado do pacote POSTGRES escrito na Universidade da Califórnia em Berkeley.
Banco de dados não relacional (NoSQL), desenvolvido inicialmente pelo Facebook que, em 2008, tornou o SGBD open source. Em outras palavras, abriu o código para o mercado.