Esteroidogénese. A esteroidogénese refere-se ao processo de produção de hormonas esteroides, tais como o estrogénio e a progesterona. Enzimas como as aromatases são necessárias para converter os precursores hormonais em hormonas esteroides ativas.
Esteróides Anabolizantes são drogas fabricadas para substituirem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico).
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, atuando em diversas partes do corpo e influenciando o comportamento e o desempenho físico e sexual. Este hormônio atua principalmente no desenvolvimento dos tecidos reprodutores masculinos, como os testículos e próstata.
Na puberdade, a testosterona induz o desenvolvimento das características sexuais secundárias nos homens, como o tom de voz, o crescimento de pelos na face (barba), peito, axilas e púbis; desenvolvimento muscular e ósseo; além de uma maior agressividade.
A testosterona é um hormônio que tem efeito sem igual, no corpo inteiro de um homem. Ela é produzida nos testículos e nas suprarenais. É para o homem, o que estrógeno é para mulher. A testosterona ajuda a produzir proteínas e é essencial para o comportamento sexual normal e para as ereções.
Considera-se que níveis normais de testosterona total, para homens adultos, variam de 300 nanogramas por decilitro (ng/dl) de sangue a 1.
Como aumentar a testosterona de forma natural
Assim, para aumentar naturalmente a testosterona é recomendado: Ingerir alimentos ricos em zinco, como ostras, fígado, feijão, castanha ou sementes de girassol, por exemplo; Ingerir alimentos ricos em vitamina D, como salmão, sardinhas ou ovo.
Hoje, está claro que pode acontecer diminuição acentuada dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.