CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - Escolas geográficas (Quadro síntese) ) Escolas geográficas: Tipos de argumentos utilizados pelos Estados-nações na legitimação de seus interesses geopolíticos nos séculos XIX e no século XX com o auxilio das escolas geográficas.
as principais escolas de "pensamento geografico"• Este "pensamento Geografico " teve inicio no começo do século XIX, com Humboldt e Ritter. ... a Nova Geografia (para justificar a expansão capitalista,) •a Geografia Crítica. (repensa a questão da organização espacial, ) Espero ter ajudado!
Escola determinista e escola possibilista com os geógrafos como Ratzel, Ritter, Humbold, La Blach. Existem diversos pensamentos geográficos de total importância para o mundo, sendo assim essas duas primeiras mostram a importância de todas as demais escolas de pensamento.
A sistematização da Geografia teve inicio em meados do século XIX, com Humboldt e Ritter. Derivando destes dois autores surgem as correntes de pensamento geográfico. Destacam-se como correntes de pensamento geográfico: o Determinismo Ambiental, o Possibilismo, o Método Regional, a Nova Geografia e a Geografia Crítica.
São as unidades geográficas que condicionam as formas e os processos de apropriação dos territórios. Consideradas as relações permeadas pelo poder, a sociedade apropria-se dos territórios e define as organizações do espaço geográfico em suas diferentes manifestações: território, região, lugar entre outros.
Os Ramos da Geografia Com isso, foi desenvolvida duas frentes principais: Geografia Geral e Geografia Regional.
Diante das afirmativas, o que se percebe é que o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, o mesmo é divido em: espaço geográfico natural e espaço geográfico cultural ou construído.
Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido essencialmente em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera e atmosfera.). A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera.
O espaço geografico é construído através de modificações do espaço natural pelo ser humano. O espaço natural é modificado pelo homem com casas, predios, construções.... ai do espaço natural com a modificação dada pelo homem vira um espaço geografico.
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. ... O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico.
O conjunto de lugares que passaram por diferentes transformações ao longo do tempo é chamado de espaço geográfico. Ele é caracterizado pela transformação da paisagem, em especial por meio das atividades humanas.
Espaço Geográfico é o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a exploração e extração de recursos naturais.
Portanto exemplos de espaços naturais são o deserto do saara, a floresta amazônica, a caatinga brasileira, a mata atlântica preservada, as praias não modificadas pelo homem, ou seja, toda a paisagem não transformada pela presença do homem. Espaço geográfico pode ser considerado como frações do planeta.
Entende-se, assim, o espaço geográfico como o espaço natural modificado pela ação do ser humano. Em função disso, um dos aspectos mais marcantes desse espaço é o seu dinamismo, isto é, ele está em constante transformação. O espaço geográfico é o objeto de estudo da Geografia.
O espaço natural pode ser dividido em virgem ou adaptado. Espaço natural virgem: como o próprio nome diz, são áreas imaculadas, as regiões nas quais o homem ainda não tocou, onde não há indícios de sua chegada.
Meio natural é aquele com o mínimo de interferência do homem, já o meio social é aquele em que o homem vive, onde há relações entre o homem e o ambiente, podemos dizer que é um meio técnico. O meio natural se caracteriza pelo emprego das técnicas vinculado a dependência sobre a natureza (uso do solo, agricultura).
Meio natural: a natureza e o homem viviam em plena harmonia sem nenhuma ou com uma mínima interferência através de técnicas simples de plantio, por exemplo. ... O meio técnico se inicia a partir do momento em que o homem passa a dominar a natureza se sobrepondo em vários aspectos a ela...
O meio natural é aquele, teoricamente, inalterado pela ação humana; o técnico é aquele em que o homem imprime modificações utilizando-se dos recursos disponíveis; técnico-científico seria aquele em que os conhecimentos acadêmicos passam a ser aplicados no aprimoramento das técnicas de modificação no espaço; e por fim, ...
A formação do meio natural ocorre por uma série de fatores, que podem ser entendidos, em geral, por circunstâncias biológicas e abiológicas. De um lado, portanto, temos os elementos vivos, e de outro, os elementos não-vivos.
O meio técnico representa a emergência do espaço mecanizado, com a introdução de objetos e sistemas que provocaram a inserção das tecnologias no meio produtivo.
O meio técnico-científico-informacional corresponde à atual fase dos processos de transformação da natureza e de construção do espaço geográfico.
A dinâmica natural condicionou a associação dos elementos no ambiente resultando nas unidades de paisagem abaixo (Quadro 1).
As paisagens naturais são as expressões dos elementos da natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser humano, como o espaço de uma floresta virgem ou o topo de uma montanha. ... As paisagens culturais – também chamadas de paisagens antrópicas – são as expressões das atividades humanas.
Paisagem natural: aquela que o homem ainda não modificou, composta por objetos naturais como rios, árvores e montanhas. Paisagem Cultural: aquela que o homem já modificou, composta por objetos sociais como construções, cidades etc.
Elementos naturais: São os elementos químicos encontrados na natureza. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Elementos sintéticos: São os elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente.
Os 4 elementos é a expressão utilizada para referir-se aos elementos naturais: Água, Terra, Fogo e Ar.
Os elementos naturais são todos os outros, ou seja, do Hidrogênio (Z=1) até o Urânio (Z=92), exceto os citados anteriormente - Tecnécio e Promécio -, ainda que alguns autores tratem o Astato (Z=85) e o Frâncio (Z=87) como artificiais, devido a extrema raridade dos mesmos.
Elementos naturais é tudo que existe no lugar da natureza que não seja pela ação humana. Exemplos: Fogo, madeira, vegetação, água, clima, minerais, montanhas, chuva, vento, pedras preciosas e outros.