Saiba como fazer o bebê dormir sozinho no berço
O bebê com 2 meses já é mais ativo que o recém-nascido, porém, ainda interage pouco e precisa dormir cerca de 14 a 16 horas por dia. Alguns bebês com esta idade podem ser ligeiramente agitados, tensos, com sono leve, enquanto outros podem ser quietos e calmos, dormindo e comendo bem.
Quase todos os bebês, no entanto, tiram sonecas diurnas. Os mais novinhos costumam tirar três sonecas por dia, embora alguns acabem tirando duas mais longas. Depois de um ano, muitas crianças só fazem um soninho diurno por dia.
Já se sabe que o sono de um bebê é diferente do sono de um adulto, pois o primeiro encontra-se em desenvolvimento. O sono do bebê tem ciclos mais curtos que é aquele dormir e acordar com maior frequência, nos primeiros meses a duração fica em torno de 50 e 60 minutos, por isso que o bebê dorme pouco.
No primeiro mês, o sono costuma vir em ciclos de três a quatro horas, independente de ser dia ou noite. Após as primeiras semanas, dorme um período de manhã e outro à tarde. Cada período dura de uma a duas horas. Durante a noite, costuma adormecer cedo, por volta das 20h ou 21h.
De 01 a 03 meses – 4 a 5 sonecas por dia (mamam por livre demanda e acordam geralmente para serem alimentados) De 03 a 04 meses – 3 a 4 sonecas. De 5 a 08 meses – 3 sonecas. De 9 a 15 meses – 2 sonecas.
As horas de sono do bebê recém-nascido, no primeiro mês de vida, ocupam a maior parte do dia, pois o bebê dorme cerca de 16 a 17 horas por dia, no entanto, o bebê pode ficar acordado por até 1 ou 2 horas seguidas, podendo isso acontecer durante a noite.
O sono dos bebês não é igual ao dos adultos Por exemplo, enquanto os grandes destinam 8 horas para descansar, os bebês reservam esta mesma quantidade de tempo para estar acordados. As outras 16 horas são usadas para dormir, despertando a cada três horas para poder se alimentar.
Aos três meses: criando hábitos A partir dos três meses, os bebês começam a se adaptar e a ter períodos de sono – umas seis horas – mais prologandos pela noite. Você irá perceber porque nesta fase, o pequeno passa a ficar mais tempo acordado durante o dia.
Caso o seu filho durma muito durante o dia, pode ser necessário reduzir esse tempo de sono aos poucos. Tente acordá-lo meia hora mais cedo em cada soneca diurna. Para manter a criança acordada, é preciso estimulá-la com brincadeiras e atividades durante o dia.
Como é o sono do bebê O bebê com 5 meses deve dormir entre 12 a 16 horas por dia, incluindo os cochilos, sendo importante que estes sejam curtos e ao longo de todo o dia, não devendo ser ao final da tarde para não prejudicar o sono durante a noite.
Por volta dos 6 meses, o bebê dorme em torno de 12 horas diárias, com um sono predominantemente noturno, e tira duas ou três sonecas, com duração média de uma hora cada”, explica Paulo Liberalesso. As sonecas costumam durar até os 3 ou 4 anos, mas variam de uma criança para outra.
O sono do bebê com 6 meses é reparador e com esta idade, o bebê já poderá estar dormindo sozinho no seu próprio quarto. Para isso, deve-se deixar sempre uma luz de presença acesa durante a noite para facilitar a adaptação do bebê, e deixar a porta aberta para o bebê ficar mais tranquilo por sentir a presença dos pais.
Sono do bebê com 7 meses O bebê com 7 meses deve dormir, em média, 14 horas por dia, divididas em 2 sestas: uma de 3 horas pela manhã e outra à tarde. No entanto, o bebê pode dormir quando e quanto quiser, desde que faça pelo menos uma sesta por dia.
Tabela de peso para meninos de até 2 anos de idade
O padrão de três sonecas é mantido até por volta dos 7-8 meses de idade (alguns bebês de 9-10 meses ainda fazem três sonecas), quando o bebê começa a recusar a terceira soneca, aquela do finalzinho da tarde, dormindo um dia sim, outro não, e confundindo muito a mamãe!