É preciso identificar as partes envolvidas:
Conteúdo descritivo mínimo que o encaminhamento deve ter: 1. descrição do quadro psiquiátrico atual (evolução dos sintomas, características que sugerem diagnóstico [ver quadro 2 no anexo]); 2. presença de sintomas psicóticos atuais ou no passado? (sim ou não).
“Não há mais a necessidade da pessoa procurar de forma presencial o CAPS para fazer um simples agendamento. Basta entrar em contato conosco via Whatsapp, pelo número (19) de forma simples e rápida”, destacou a coordenadora.
Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).
No CAPS o trabalho da(o) psicóloga(o) é realizado muitas vezes em conjunto com profissionais da equipe multiprofissional que compõe o CAPS e algumas vezes envolve o trabalho com profissionais de outros serviços e de outras áreas.
As modalidades de atendimento nos CAPS são: (1) hospitalidade integral, na qual o usuário permanece internado; (2) hospitalidade diurna; (3) hospitalidade noturna; (4) atendimentos individuais, realizados exclusivamente com o usuário e família na forma de entrevistas, aconselhamento ou intervenções terapêuticas de ...
Podem ser de dois tipos: - Tipo I: para municípios que possuem CAPS ou Ambulatório de Saúde Mental. Devem contar com um profissional de nível médio ou oficineiro; - Tipo II: para municípios de até 20 mil habitantes e que não possuem CAPS. Devem contar com um profissional de curso superior ou oficineiro.
As oficinas terapêuticas realizadas nos CAPS são espaços de interação e socialização que visam à inserção do usuário em um espaço social, por meio de atividades que promovem a expressão de sentimentos e vivências; a entrada do usuário no mercado de trabalho participando das oficinas geradoras de renda; e o resgate da ...
Atender individualmente e em grupo os pacientes do CAPS, aplicando as técnicas inerentes à profissão; supervisionar as oficinas terapêuticas e orientar e coordenar o pessoal sob sua supervisão; executar outras tarefas inerentes ao cargo.
R$ 2.
Para tal, o assistente social deve desenvolver como postura profissional a capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder a encaminhamentos técnico-operacionais, ...
Conforme orientação legal do CFESS, na Resolução 582/2010, Art. 71 – os Assistentes Sociais usarão, obrigatoriamente, o respectivo número de registro antecedido da expressão A.S. n° e a sigla de seu CRESS, e deverão usar a expressão SEC, quando a inscrição for Secundária (conforme imagens).