Isso porque suas funções se entrelaçam o tempo todo. O coordenador precisa estar atento ao trabalho dos professores, sua metodologia, aos projetos da escola, enquanto o orientador, aos alunos, suas histórias, seus sucessos, seus fracassos, suas famílias.
Ainda sobre a função do orientador educacional, Grinspun observa: O principal papel da Orientação Educacional será ajudar o aluno na formação de uma cidadania crítica, e a escola, na organização e realização de seu projeto político pedagógico.
Enquanto o trabalho do orientador educacional é focado nos estudantes, o do supervisor tem como base os professores. É sua responsabilidade guiar e motivar os docentes, inclusive criando condições para que os educadores continuem em formação e realizem processos de atualização.
E esta recebe várias críticas. Tendo em vista as alternativas abaixo, qual delas não está correta? Os modelos de aconselhamento tomam por base a psicoterapia. ...
Na LDB 9394/96, a OE é citada, apenas no artigo 64: Art. ... (LDB 9394/96) Em março de 1979, foi elaborado um código de ética, no qual se apresentam normas, deveres, impedimentos e relações profissionais para a profissão do OE.
que será instituído em todas as escolas de primeiro e segundo graus um serviço de orientação psicológica para os alunos com problemas de aprendizagem. 7. O QUE DESDE 1968 CARACTERIZA O EXERCÍCIO DOS ORIENTADORES EDUCACIONAIS NO BRASIL É A REGULAMENTAÇÃO DE SUA: formação. profissão (Alternativa correta) atuação.
São norteadores dos processos educacionais: O PPP e o currículo Cada processor norteará o seu processo. A BNCC, a LDB e o PPP Didática, avaliação da aprendizagem e legislação.
transformador. É a relação entre concepções de homem e sociedade, teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas.
São as seguintes as Diretrizes Curriculares Nacionais: As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Está na Constituição: a educação no Brasil é direito de todos e dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Deve visar o pleno desenvolvimento pessoal, exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
A proposta teve como pressupostos legais a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação 2014/2024, a Lei da Reforma do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ensino Médio.
3º São as seguintes as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: I - As Escolas deverão estabelecer como norteadores e suas ações pedagógicas: a) os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; b) os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de ...