Basicamente, as principais diferenças entre pecuária intensiva e pecuária extensiva estão na área de ocupação e nos níveis tecnológicos distintamente empregados. ... Atualmente, a pecuária extensiva corresponde a 90% da atividade pecuária do país e é considerada ideal para a criação de gado de corte.
Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.
A pecuária intensiva é o conhecido sistema de confinamento e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área. ... Devido ao confinamento e semiconfinamento, as estratégias nutricionais são bastante avançadas e se unem às demais técnicas para impulsionar a produtividade do rebanho.
Intensivo: seis meses de preparação, indicado para quem possui cinco ou mais horas por dia para estudar; Extensivo: doze meses de preparação, indicado para quem possui quatro horas por dia para estudar.
Extensivo: de acordo como o dicionário, algo extensivo é aquilo que consegue se estender, pode ser aplicado a um grande número de pessoas. Por exemplo, um curso extensivo pode ser aquele que atende além de sua cidade, outras, estendendo o espaço onde é desenvolvido.
No entanto, o curso semiextensivo exige que o candidato já tenha uma base para fazer o vestibular. A modalidade se caracteriza por ir direto ao ponto, com foco na forma como o conteúdo é, de fato, cobrado na prova.
Pecuária semi-extensiva: É o sistema de criação de gado à solta, porém com alguns cuidados quanto à seleção e ao aprimoramento do rebanho. Não existe um padrão de atuação para o modelo de pecuária semi-extensiva e na prática é um mescla da pecuária extensiva com a pecuária intensiva em alguma proporção.
Pecuária intensiva se baseia na criação do gado em confinamento, usando de tecnologias e técnicas mais avançadas do que na pecuária extensiva, como a manipulação genética e a inseminação artificial, com o objetivo de aumentar a produtividade.
Pecuária intensiva se baseia na criação do gado em uma pequena área, usando de tecnologias e técnicas mais avançadas do que na pecuária extensiva, como a manipulação genética e a inseminação artificial, com o objetivo de aumentar a produtividade.
Segundo o consultor, semiconfinamento é o nome que se dá ao sistema que se baseia em alimentação e engorda a pasto com alimentação em cocho, entre 1% a 1,5% do peso vivo do animal, com mais 1% vindo da forrageira.
O semiconfinamento — também conhecido como engorda a pasto de bovinos — é uma estratégia alimentar para corrigir as deficiências nutricionais que as pastagens apresentam, em especial no período de seca do ano. Assim, a complementação da dieta se faz com uma ração balanceada com núcleo (mineral com aditivos) e grãos.
Trata-se de um sistema de terminação de animais prático e economicamente viável. Além de proporcionar incremento no ganho de peso dos animais o semi-confinamento tem como função também proporcionar uma boa cobertura de gordura na carcaça atendendo assim as exigências de animais terminados por parte dos frigoríficos.
Se o pasto diferido possuir boa quantidade de matéria seca, suportará de 1,5 a 3 animais por hectare, durante 90 a 120 dias. Esta técnica tem algumas vantagens como a utilização de pouca estrutura de mão-de-obra e grande ganho, que pode chegar a algo que gira em torno de 500 e 900 g/animal/dia.
Por outro lado, uma pastagem, no verão, bem adubada, irrigada e rotacionada pode suportar 15 UA/ha. Se os animais forem jovens (com 0,75 UA) então a lotação pode chegar a 20 cabeças por hectare.
Aqui no Mato Grosso, a média é de 7 cabeças por alqueire ou até menos. como foi dito depende da qualidade da pastagem, para suportar a atividade do ruminante. existe um sistema de rotatividade com cerca elétrica, que permite melhorar esta quantidade.
Exemplo: Caso você possua uma área de 500 alqueires paulistas, veja na última coluna da Tabela, que 1 alqueire paulista é igual a 2,42 hectares. Assim, você deve multiplicar a área existente pelo número encontrado na Tabela. Logo, seu imóvel mede: 500 x 2,42 = 1.
A pesquisadora da Embrapa ressalta que eles devem ser feitos em nível, com largura pode variar entre 3 e 6 metros para rebanhos com menos de 50 animais e até 8 metros no caso de rebanhos maiores.
A área foi subdividida em quatro pastos de 20 ha cada, utilizados em pastejo rotacionado, com 14 dias de ocupação e 42 dias de descanso. A média anual de lotação foi de 1,25 vacas/ha.
Como fazer piquetes para o gado?