Como emitir a guia da primeira parcela Para emitir a guia, basta seguir estes 12 passos: Logue no site do eSocial com o seu CPF, código de acesso e senha pessoal. No menu principal, clique na opção de “folha/recebimentos e pagamentos”. Em seguida, clique em “dados de folha/recebimentos e pagamentos”.
Para calcular, some todas as horas extras feitas até outubro e divida por 12. Multiplique o valor encontrado pelo custo da hora extra e some ao salário bruto, que será usado para o cálculo da primeira parcela do 13º.
13º salário no eSocial A nota esclarece que se o empregador quiser efetuar o pagamento integral, por exemplo, em novembro, ele deve pagar o correspondente ao líquido devido, ou seja, valor após dedução do INSS, e se houver, do IRRF.
Como lançar a 1ªparcela do 13º salário no eSocial Doméstico?
Prazos para o pagamento do 13º salário Fique atendo para não perder os prazos e fique livre de multas. Pagamento em duas parcelas: Primeira parcela deve ser paga no dia 30 de novembro; Segunda parcela deve ser paga no dia 20 de dezembro.
Como Gerar
Para fazer o SEFIP em atraso, ative a empresa no mês atual e informe no campo "Mês/Ano da Competência", o mês e ano da competência em atraso. No campo "Código do Recolhimento", informe o código para o recolhimento do SEFIP. Clicando na "Lupinha", existe uma pesquisa de códigos de recolhimento.
A contribuição ao INSS incidente sobre o décimo terceiro salário deverá ser recolhida até o dia 20 de dezembro do ano correspondente. Não havendo expediente bancário no dia 20 o recolhimento deverá ser antecipado para o dia útil bancário imediatamente anterior.
Como gerar guias no sistema SEFIP
1°) Para imprimir a guia GRF, o usuário deverá abrir o aplicativo do Sefip e selecionar o menu "Relatórios" > "GRF" > " Arquivo ICP ", selecionar o protocolo que foi salvo e clicar no botão "Abrir".
Em parâmetros para geração da SEFIP informe:
Na utilização do Sistema SEFIP, o empregador deverá atualizar mensalmente a Tabela de Coeficientes para Recolhimento em Atraso, disponível no site www.caixa.gov.br e nas Agências da CAIXA.
Somente é necessário que o atraso nas contribuições sejam inferiores a 5 anos. Para fazer isso, basta acessar o site da Receita Federal para calcular os recolhimentos atrasados, emitir as guias e fazer o pagamento. Atenção: você deve pagar juros e multa pelo atraso de pagamento das contribuições previdenciárias.
Como regularizar FGTS em atraso?
A solicitação do Parcelamento ou Reparcelamento de FGTS é feita pelo empregador a qualquer tempo via Internet, por meio do Conectividade Social ICP ou para os casos em que o empregador não possua certificado digital ou algum outro impedimento, será solicitada junto às Agências da Caixa.
Calcular FGTS Atrasado online O empregador deve utilizar o sistema SEFIP para conseguir atualizar a dívida. Para que ocorra o cálculo de multa FGTS atrasado é necessário que a empresa baixe o programa ou o aplicativo, que foi idealizado para viabilizar as atividades dos contratantes.
ENCARGOS LEGAIS INCIDENTES NOS RECOLHIMENTOS DE FGTS EM ATRASO
O acompanhamento do pagamento do FGTS devido pode ser feito através do aplicativo do Fundo de Garantia, Meu FGTS, ou pelo site da Caixa Econômica Federal. O aplicativo está disponível para iOS e Android.
Se a empresa não deposita corretamente o FGTS, estará sujeita a multas, sendo também uma falta grave cometida contra o empregado, sendo passível de ação trabalhista, visando a rescisão indireta do contrato de trabalho, prevista no art. 483, letra d da CLT.
Uma Medida Provisória (MP) assinada pelo governo federal no fim de março autorizou as empresas a suspenderem o recolhimento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos funcionários por até três meses.
Basta formalizar uma denúncia ao Ministério do Trabalho, mesmo após esse período do desligamento, pois a fiscalização trabalhista pode cobrar o FGTS irregular a qualquer tempo, não se restringindo ao prazo prescricional da Justiça do Trabalho.
Vale destacar que nada justifica o não recolhimento do FGTS por parte da empresa, sendo uma obrigação legal e deve ser cumprida. O não recolhimento é, inclusive, motivo de justa causa do empregador, o que enseja em rescisão indireta do contrato de trabalho contra o empregador.
Veja como consultar o saldo do FGTS
Como saber se o FGTS atrasado está sendo depositado
Se a empresa não deposita corretamente o FGTS, estará sujeita a multas, sendo também uma falta grave cometida contra o empregado, sendo passível de ação trabalhista, visando a rescisão indireta do contrato de trabalho, prevista no art. 483, letra d da CLT.