Infelizmente, se for fiador de um crédito não pode, simplesmente, desistir de o ser. Estando nesta posição, será chamado a pagar a dívida mediante o incumprimento do contrato de crédito por parte do devedor.
Confira como deixar de ser fiador do Fies. Nesse tipo de financiamento, o fiador cumpre seu papel por tempo indeterminado, ou seja, durante todo o período de pagamento da dívida. A exoneração exclui o nome do fiador do contrato, mas ela só pode ser realizada se houver um outro fiador como substituto.
Cada estudante poderá participar de apenas um grupo de fiadores solidários, sendo vedado aos membros do grupo o oferecimento de outro tipo de fiança a qualquer estudante financiado pelo FIES. Para a constituição do grupo da fiança solidária, não será exigida comprovação de rendimentos dos membros do grupo.
Se o estudante que fez o contrato ficar em situação de inadimplência no FIES, terá que arcar com multa estabelecida em contrato regido pela Lei nº. 13.
Geralmente tem que ir pessoalmente e recomendo fazer a solicitação por escrito. Pode ser cobrada uma taxa para que receba esse documento. Se a pessoa teve o nome incluso indevidamente em algum cadastro da maus pagadores, ela tem que procurar a empresa e pedir a retirada.
Financeira alguma concede crédito dessa forma. E respondendo a sua duvida: com toda a certeza quem está com nome no SPC SERASA não consegue ser fiador visto que nem como pagador ele seria aprovado. Para ser fiador é preciso nome limpo e razoável renda, o que sua mãe não tem.
Avalista é a pessoa responsável pelo pagamento de um empréstimo ou financiamento realizado por um terceiro caso este não pague, ou seja, é quem dá o aval e assume o risco de inadimplência. Essa responsabilidade, no entanto, somente será acionada no caso em que solicitante do empréstimo não pague o que deve.
O avalista pode ser acionado caso o avalizado (tomador do empréstimo) atrase os pagamentos ou deixe alguma dívida em aberto. Ao dar o aval para que o empréstimo ocorra, o avalista se torna tão responsável pelo valor devido quanto a empresa que pediu o crédito.
O custo do serviço de fiador profissional envolve a concessão de documentos (que em média custa R$50 reais) e o valor pelo serviço (que irá variar de acordo com o tipo de contrato, risco, operação financeira e/ou do bem em questão).
Em geral, para ser avalista de um empréstimo ou financiamento, é preciso cumprir os seguintes critérios:
Têm-se que, avalista, é aquele que aceita ser responsável pelo pagamento do empréstimo ou financiamento realizado por outra pessoa. Ou seja, quem dá o aval, é garantidor da dívida, assumindo o risco de que, se o devedor não pagar, ele será responsável pelo pagamento, com todos os seus bens.
Adentrando na hipótese da dívida já consolidada, primeiramente você deve observar se você figurou expressamente no contrato principal, ou seja, se consta no contrato, de forma escrita, que você será o fiador do devedor. Caso seu nome não esteja, BINGO! Você está desobrigado de cobrir a dívida.