Segundo recomendações sanitárias da Anvisa, o ideal é ferver o palmito em água ou no líquido da própria conserva por 15 minutos e depois consumi-lo.
E o que fazer se o palmito estiver duro? Muito simples! Basta cortá-lo ao meio, no sentido do comprimento, e levar ao forno para assar durante 10 minutos. Com essas dicas será impossível não preparar deliciosas receitas com palmito!
O palmito é extraído da palmeira, depois descascado, cortado e lavado. Feito isso, o palmito é colocado dentro da embalagem (lata ou vidro) com água, sal e ácido cítrico, basicamente.
O palmito é outra parte comestível do coqueiro; é bastante grande, carnudo e saboroso. A sua extração se dá através do albúmen ralado. Quando novas, além de medicinais, servem para fazer balaios.
O palmito pode ser extraído do caule de diversas espécies de palmeiras, mas as comumente encontradas para consumo são as da juçara, da pupunha e do açaizeiro (ou açaí). A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da Mata Atlântica, enquanto que as outras espécies são da Amazônia.
Leve uma panela ao fogo médio com água suficiente para cobrir o palmito, esprema o limão e adicione o sal, mas não adicione-os ainda. Espere que a mistura ferva para adicionar o palmito e então, cozinhe-os por cerca de 10 a 15 minutos ou até amolecerem, porém, sem desmanchar.