Hábitos de higiene que toda criança deve ter na escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Qual é a importância da relação entre escola e comunidade? A escola, principalmente a de educação infantil, tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e na construção da cidadania. ... A presença dessa instituição deve ser um diferencial positivo na comunidade — essa parceria é importante para todos.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
A educação reproduz a sociedade na medida em que atende as demandas impostas por ela. ... A filosofia contribui para a educação no sentido em que possibilita pensar o processo educacional em seu interior, analisando as entrelinhas e interesses presentes nas propostas de ensino.
Com uma educação de qualidade desde os primórdios da sala de aula é possível mudar a cultura de um povo de modo que a longo prazo pode-se transformar totalmente os costumes e pensamentos, levando uma sociedade a um desenvolvimento pleno.
A educação reprodutora exibe como atua a educação dentro da sociedade e não como ela deve atuar. ... A obra configura um estudo sobre o papel da escola como um dos aparelhos do Estado, como uma das instâncias da sociedade que veicula a sua ideologia dominante para reproduzi-la.
A chamada tendência redentora na educação concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num todo orgânico e harmonioso, com desvios de grupos e indivíduos que ficam à margem desse todo. ... (Luckesi, Filosofia da Educação, capítulo 2 Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação)
A tendência transformadora é crítica e revolucionadora. Com ela, se propõe desmascarar a sociedade, para assim apropriar-se e valer-se das variadas contradições desta e, consequentemente, intervir a partir da realidade existente e conseguir modificá-la através de sua transformação.
Uma educação transformadora tem a proposta de ir além desse sistema. A educação transformadora realça as complexidades do processo de ensino-aprendizagem, ao considerar fatores como a realidade do aluno e o contexto de vida social, cultural e político.
Entende-se a teoria crítico-reprodutivista como um movimento intelectual de tendência crítica baseado na produção intelectual marxista, e que se desenvolveu nos anos de 1960 e 1970 na Europa, principalmente na França. Esse movimento tratou de pensar a educação baseada em seus condicionantes sociais.
Considerada um marco na educação brasileira, porém pouco praticada no cotidiano escolar, a Pedagogia Histórico-Crítica, teoria criada pelo pedagogo brasileiro Dermeval Saviani, tem como foco a transmissão de conteúdos científicos por parte da escola, porém sem ser conteudista.
C Piaget; Paulo Freire; Vasconcelos e Emília Ferreiro. Os autores que fazem parte de questões crítico-reprodutivistas estão destacados acima, os quais estão alinhados com a busca pelo desenvolvimento crítico dos alunos, através do estímulo à autonomia e protagonismo.
Como diz Saviani (2012, p. 14): ... No segundo grupo das pedagogias não críticas, surgiram no Brasil na década de 70, as quais Saviani (2007) denomina de Teorias crítico-reprodutivistas.