A Ludoterapia é a psicoterapia adaptada para o tratamento infantil, através do qual a criança, brincando, projeta seu modo de ser. Ao brincar, a criança de alguma forma “sabe” que está se expondo porque ali ela atua representando as situações que a afligem. ...
A Terapia Infantil é uma área da psicoterapia voltada especialmente para o atendimento de crianças. Geralmente, os profissionais utilizam recursos lúdicos para observar o comportamento dos pacientes e trabalhar as dificuldades mais evidentes.
1. O termo - ludoterapia comportamental - utilizado de forma impressa pela primeira vez no Brasil por Gomes (1998) - é importado da Psicanálise, e para os presentes fins expressa, como também para Gomes, a inserção de atividades lúdicas nos procedimentos terapêuticos comportamentais com crianças.
Arminda Aberastury
A caixa lúdica deve conter materiais pequenos para que a criança possa manusear com facilidade, mas não tão pequenos que ponham em risco a vida das crianças. Devemos fazer uso de materiais estruturados (miniaturas, brinquedos) e materiais não estruturados (que possibilitam a criação).
Habitualmente organizados em uma caixa, ficam à disposição folhas (quadriculadas, com e sem pauta), caixa de lápis de cor, lápis de escrever sem ponta, apontador, borracha, tesoura, régua, marcadores, cola, massa de modelar, livros e/ou revistas.
A maneira como a criança brinca com a caixa lúdica nos proporciona uma visão de como este sujeito se relaciona com a sua aprendizagem, o que auxilia-nos no processo de psicodiagnóstico, enquanto ela está brincando ela se expressa e comunica a sua realidade interior.
Introdução: O instrumento de Psicopedagogia utilizado foi a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA). ... A partir deste trabalho percebemos que a EOCA é um instrumento de significativa importância para a aprendizagem, pois avalia a aprendizagem no nível cognitivo e afetivo.
A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos. A interferência no processo de desenvolvimento acontece após o diagnóstico psicopedagógico.
Quando devo procurar um psicopedagogo?
Cabe ai o psicopedagogo intervir junto à família das crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, por meio de uma entrevista e de uma anammese com essa família, para tomar conhecimento de informações sobre sua vida orgânica, cognitiva, social e emocional.
O psicopedagogo pode avaliar o aluno com o intuito de identificar possíveis situações que interferem em seu desempenho escolar. ... Além disso, o psicopedagogo possui um importante papel para intervenção junto à família dos alunos, visto que o ambiente familiar também influencia no aprendizado e desenvolvimento infantil.