A grande novidade temática da escultura romântica foi a representação de animais de terras exóticas em cenas de caça ou de luta encarniçada. Não se abandonaram os motivos heróicos e as homenagens solenes na forma de estátuas superdimensionadas de reis e militares.
Todas as esculturas do romantismo procuravam evocar emoções humanas , através de gestos e expressões representadas pelo estilo de cada escultor. Em muitos casos, os trabalhos vieram combinar elementos da natureza com elementos humanos para representar idéias de maneira mais concreta.
Uma pintura romântica pretende ser contemplada e o observador terá que dar um significado à pintura consoante às suas emoções; O pintor lança um olhar subjetivo sobre o mundo objetivo e apresenta-nos uma imagem filtrada pelas suas emoções. O artista torna-se o intérprete do mundo.
Sentimentalismo exacerbado; Nacionalismo; Idealização do amor e da mulher; Tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).
As pinturas do romantismo se caracterizam por dar ênfase aos sentimentos do artista além de seguir por caminhos como o nacionalismo, a natureza, a imaginação entre outros. A pintura do Romantismo é oposta a pintura do Neoclassicismo e seu surgimento pode ser registrado como tendo acontecido no século XIX.
Resposta. (Dentre as características que aproximam a pintura do Romantismo da pintura Barroca estão o dinamismo que aparece através de composições feitas em diagonal além da valorização do contraste entre claro e escuro nas obras.
Eugène Delacroix
Características da Arte Realista
Origem da prosa realista O movimento do Realismo surgiu a partir de uma reação ao subjetivismo, ao individualismo e ao "eu" romântico. Em oposição à estética romântica surge o objetivismo e o impessoalismo. No realismo, a razão, a pesquisa e a ciência ocupam o lugar antes reservado ao sentimentalismo.
O Naturalismo foi um movimento artístico e cultural que surge em meados do século XIX na França. ... No geral, os principais temas abordados na literatura naturalista são: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros.