No feudalismo, a pirâmide era dividida em três características da sociedade: Clero: que era composto por membros da Igreja Católica (padres, bispos, monges, papa...). ... Nobres (guerreiros): que era composto por membros da nobreza como senhores feudais (donos dos feudos) e cavaleiros (guerreiros).
Na alta nobreza, temos a presença dos príncipes, arquiduques, duques, marqueses e condes. Os pertencentes a esse subgrupo da nobreza correspondiam aos grandes proprietários de terra que possuíam forte influência política e amealhavam sua autoridade sobre um considerável número de vassalos.
A nobreza feudal caracterizava-se pela hierarquia e pela relação de fidelidade ao senhor a quem tinha jurado servir. A aristocracia, ou a nobreza, da época medieval era constituída precisamente por indivíduos que possuíam detenção de terras e algum tipo de influência ou poder político.
Feudo (Latim: feudum) é a terra ou uma fonte de renda concedida por um suserano ao vassalo, em troca de fidelidade e ajuda militar. Essa prática desenvolveu-se na alta Idade Média, no governo de Carlos Magno após o fim do Império Romano e foi a base para o estabelecimento de uma aristocracia fundiária.
Idade Média
O feudalismo surgiu depois da desintegração do império Romano,devido as invasões bárbaras, no século V. mas estes invasores não destruíram tudo da civilização romana, pois as novas sociedades que estavam surgindo, eram uma mistura de povos,dos conquistadores e dos conquistados.
Contribuíram para o surgimento do feudalismo fatores decorrentes dos problemas do mundo romano, como a formação das vilas, de produção auto-suficiente; a decomposição do escravismo, dando origem a colonos, clientes e precários; a crise do poder político, que levou à descentralização administrativa.
Mercantilismo
O Estado Moderno surge a partir da crise no Feudalismo. No modelo feudal, não havia estados nacionais centralizados. Os senhores feudais é quem exercia os poderes políticos sobre seus domínios, sem ter que responder a um poder central estabelecido. Cada feudo tinha a própria autonomia política.
Resposta. Resposta: O processo de decadência do comércio feudal tem origem nas próprias contradições inerentes a qualquer modo de produção. No século XI, com a necessidade de aumentar a produção de alimentos, os senhores feudais aumentaram a exploração sobre os burgueses, que iniciaram uma série de revoltas e fugas.
O renascimento das cidades O aumento da liberdade política e econômica foi propiciando o aprimoramento do trabalho urbano. Os artesãos, que faziam os produtos consumidos pelos europeus, passaram a ser organizar em entidades para além de suas cidades.
Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. Dessa forma, a palavra burguesia surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo.
O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais. A burguesia surge no fim da Idade Média, com a expansão do comércio e das cidades medievais. A palavra tem origem em “burgos”, que significava “fortaleza” ou “pequenas cidades”.