Ao longo do tempo, a maioria das estrias tende a atenuar-se e algumas desaparecem completamente. Mas esse processo normalmente leva mais de um ano. É improvável que cremes, loções e géis que estão no mercado consigam que as estrias sejam mais atenuadas do que seriam naturalmente com o tempo.
Dependendo da tonalidade da pele, podem se apresentar mais arroxeadas. Quando rosadas ou vermelhas, as estrias ainda estão no processo inflamatório e são consideradas recentes. Já as brancas são mais antigas, em que já ocorreu o processo de atrofia das fibras colágenas e por esse motivo não existe mais inflamação.
Engordar e emagrecer: as estrias costumam aparecer mais em pessoas que sempre ganham e perdem peso, o conhecido efeito sanfona. Isso acontece porque, com o aumento de peso, as células da epiderme não têm tempo de se duplicar na proporção que as novas células de gordura exigem.
Como celulite é gordura, o excesso de peso pode contribuir fortemente para o problema. Basta perder alguns quilinhos para que se elimine uma boa parte da celulite. O ideal é fazer exercícios 1 hora por dia, de 4 a 5 vezes por semana e diminuir a ingestão de calorias.
Segundo Batista, o mesmo acontece com nossa pele. "A gente tem um monte de fibra elástica dentro da pele que é responsável por essa elasticidade. Pessoas que engordam e emagrecem muito, reduzem a capacidade da pele de retrair. E isso vai diminuindo a capacidade elástica de sua pele."
Causadas pela alteração do principal componente da pele, o colágeno, que com o rompimento de suas fibras modifica a estrutura da pele. Toda estria se inicia com uma área que coça, portanto coçar não faz surgir estrias, e sim, o prurido é prenuncio do que pode estar por vim: as estrias avermelhadas.
A coceira nos seios é algo bem comum na vida da mulher, mas nem sempre deve ser considerada normal. Geralmente, acontece por causa de um sutiã novo ou mudança de sabonete, por exemplo. E, entre os problemas de saúde, a causa mais provável é um eczema ou algum tipo de condição da pele.
Eczema areolar provoca coceira no seio. É um processo inflamatório da pele que causa descamação e exsudação da aréola e mamilo, além de prurido (coceira) intenso. Existem várias causas como dermatite seborréica, psoríase e dermatite de contato. O tratamento consiste em uso tópico de corticóide.
Mancha na mamografia é uma região do exame na qual não conseguimos ter uma boa visualização daquela área, podendo ser desde tecido mamário mais denso naquela região, até mesmo um cisto, nódulo ou lesão por câncer (menos provável).
Microcalcificações aparecem como pequenas manchas brancas em uma mamografia. Eles geralmente estão localizados no meio das células que se dividem rapidamente. Quando as partículas estão agrupadas, elas são, às vezes, o sinal de alerta de que o câncer está presente.
Quais sinais de alerta podem ser detectados no autoexame de mamas?