Aprender a reconhecer as letras do alfabeto é o primeiro passo para aprender a ler. Use um cartaz, uma lousa ou um caderno para escrever ou mostrar o alfabeto. Vá mostrando cada uma das letras para o aluno até ele aprender todas elas. Use a música do alfabeto para ajudar o aluno a não se esquecer das letras.
Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas que são pronunciados por uma única emissão de voz. A base das sílabas na Língua Portuguesa são as vogais (a - e - i - o - u). Sem vogais, não há sílaba. Leia a palavra PIPOCA.
15 aplicativos para as crianças aprenderem a ler
Como funciona o app, vídeo O desenvolvedor apresenta que há atividades para completar o alfabeto, clicar na letra correta e encontrar a primeira letra das palavras. Nas sílabas, as crianças podem aprender a formar sílabas, a clicar nas sílabas corretas e também tenta ler acompanhando as palavras.
Siga as instruções nas lojas digitais para instalar o GraphoGame. Você precisará de conexão à internet somente para baixar e instalar o jogo. Depois de instalada, essa versão funciona off-linee não precisará de conexão à internet. Assim, as crianças podem jogar mesmo sem internet.
Como baixar GraphoGame Brasil no PC
Do inglês gamification, tem sido uma grande aposta como elemento educativo no século 21 em qualquer fase do ensino. Gamificação no processo pedagógico significa adotar a lógica, as regras e o design de jogos (analógicos e/ou eletrônicos) para tornar o aprendizado mais atrativo, motivador e enriquecedor.
Alfabetização é um processo de aprendizagem no qual o indivíduo desenvolve a competência de ler e escrever, enquanto que o letramento se ocupa da função social dessa leitura e dessa escrita. São processos complexos mas que devem caminhar juntos e, talvez esse seja o maior desafio de professores alfabetizadores.