Seu bom humor para conduzir as aulas, sua disponibilidade com seus alunos e alunas e sua paixão pela educação são a receita perfeita para um bom professor. Agradeço muito por tudo que você me ensinou e por cada conselho que me deu fora do âmbito escolar. Você foi e ainda é muito importante para minha trajetória.
Enfim, uma boa aula é aquela em que aluno e professor continuam pensando depois da aula, quando o aluno repete a aula para outras pessoas e quando aluno e professor saem com vontade de voltar. É também aquela que estimula a crítica e a troca de debates.
Como ter mais didática no Ensino Superior?
Assim, uma estratégia didática pode ser definida como um conjunto de ações planejadas e conduzidas pelo professor a fim de promover o envolvimento e comprometimento dos alunos com um conjunto maior de atividades.
Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor. É uma disciplina prática ainda que tenha como base as teorias pedagógicas que analisam os métodos mais convenientes a aplicar-se.
A didática parte do espírito do professor. O método da didática define o aprendizado do aluno, pois a educação é intencional. ... A didática é a prática pedagógica do qual se constrói o aprendizado do aluno. Esta construção se efetua quando, como já foi dito, o professor conhece seus alunos.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
Para simplificar ainda mais o processo de interesse do aluno pelo conhecimento, confira 10 dicas que vão te dar uma ajudinha em sala de aula:
A noção de "construção do conhecimento" é entendida como constituição de saberes aceitos em determinado tempo histórico e/ou como processo de aprendizagem do sujeito.
A construção de conhecimento exige do indivíduo algumas competências, como: saber pensar; saber observar; saber estabelecer relações; saber questionar; saber aproveitar o conhecimento acumulado através das experiências vivenciadas ao longo da vida; ter capacidade de apreender; ter consciência da própria ignorância.