Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria, enquanto cruza (fazer o sinal da cruz) por cima do recipiente que contém a guia. Deixe a vela queimar totalmente, retire a guia do recipiente depois de 12 horas e então deixe secar naturalmente. Após isso pode ser usada normalmente.
Nos trabalhos de Umbanda é comum o Guia cruzar ou recomendar estes elementos e outros como guias, imagens, ervas, velas e pedras para proteção e outros fins. Mas fica uma pergunta no ar: “Quanto tempo vale um elemento cruzado”? Pessoas carregam guias (fios de conta) nos seus pescoços, nos seus carros.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
A Umbanda é uma religião voltada exclusivamente a Deus e seus trabalhadores em prol da caridade, e ela nos passa milhares de lições, ensinamentos que nos leva a entender a verdadeira caridade, a verdadeira humildade, a verdadeira paz, o verdadeiro amor, e o verdadeiro religamento com o Pai Maior, nosso amado Deus.
Um dos principais marcos cristãos presentes na umbanda, herdado do catolicismo e do espiritismo kardecista, é a prática da caridade. Na umbanda, somente quem pratica a caridade incondicionalmente é capaz de evoluir o seu espírito.
Perguntas e respostas – Vamos falar um pouco de Umbanda.
A umbanda, que traz do candomblé o culto aos orixás, é uma religião de possessão que organiza por categorias os espíritos incorporados pelos médiuns. Seu fundamento é a caridade, ajudar o próximo, premissa encontrada tanto no espiritismo, quanto no catolicismo.
Tem como objetivo o acolhimento da queixa e a possibilidade de clarificação da mesma e de reflexões em torno das possibilidades de resolução do conflito ou de apoio emocional no momento em que o sofrimento se tornou insustentável.
A Umbanda é uma religião que surgiu no Brasil no dia 15 de novembro de 1908. O anunciador desse credo foi o médium Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975). Essa religião abrange aspectos do candomblé, espiritismo e catolicismo.
15 de novembro de 1908
CANDOMBLÉ E UMBANDA O chefe da Umbanda também é conhecido como “pai de santo, babalorixá ou babalaô”. O líder religioso tanto no Candomblé como na Umbanda tem a missão de transmitir oralmente, de geração a geração, suas crenças.