A partida compensadora ou chave compensadora é utilizada para partidas sob cargas de motores de indução trifásicos com rotor em curto-circuito, onde a chave estrela-triângulo é inadequada. A norma prevê a utilização desta chave para motores, cuja potência seja maior ou igual a 15 CV.
A partida estrela triângulo é um método de partida usado em motores elétricos trifásicos. Ela utiliza uma chave com o mesmo nome, manual ou automática, e é interligada aos rolamentos do motor, devendo estar acessíveis em seis terminais.
Serão observados os seguintes aspectos na resposta do candidato: a) são vantagens da utilização de uma chave estrela-triângulo: 1- baixo custo; 2- componentes da chave ocupam pouco espaço (quadro elétrico pequeno); 3- sem limitação no número de partidas; 4- redução da corrente de partida para 1/3 da corrente nominal.
Desvantagens da partida estrela triângulo Seis motores de terminal necessários; Requer 2 conjuntos de cabos do motor de partida para o motor; Ele fornece apenas 33% de torque de partida.
Algumas características e vantagens das chaves soft-starters são: • Ajuste da tensão de partida por um tempo pré-definido; • Pulso de tensão na partida para cargas com alto conjugado de partida; • Redução rápida de tensão a um nível ajustável, (redução de choques hidráulicos em sistemas de bombeamento); • Proteção ...
Funcionamento. O soft starter é um dispositivo eletrônico composto por pontes de tiristores (SCR's) acionadas por um circuito eletrônico, com a finalidade de controlar a tensão de partida do motor, bem como sua desernegização. Fazendo assim, com que a energização e desenergização do motor sejam suavizadas.
Basicamente, quando o objetivo é o simples acionamento do motor, usamos o soft starter. Quando o objetivo for além da partida, conseguir controlar as ações da ponta do eixo do motor e/ou automatizar o processo deve-se utilizar o inversor de frequência.
O que é um soft starter ?
A soft-starter controla a tensão sobre o motor através do circuito de potência , constituído por seis SCRs, variando o ângulo de disparo dos mesmos e consequentemente variando a tensão eficaz aplicada ao motor.
O uso desse tipo de soft starter exige a instalação de um contator externo para fazer by-pass ao mesmo após a tensão do motor atingir seu valor nominal. Isso evita que a corrente continue passando pelos tiristores esquentando-os e reduzindo a vida útil do dispositivo.
De forma simples e direta o dimensionamento da soft-starter se faz pela corrente que passa pelos tiristores desta chave de partida. Para maiores detalhes de como proceder, segue o texto, que foi adaptado a partir de slides da WEG.
2 – Sabendo a potência em VA para o circuito trifásico, seguimos a seguinte equação: I(A) = P(VA) / (V*raiz(3)) onde V é a tensão fase-fase do seu estado, por exemplo, caso sua tensão for 127/220V, teríamos a equação no denominador [220*raiz(3)].
Para calcular a potência de um inversor de frequência, é preciso olhar a ficha técnica de potência máxima de saída e observar a faixa de consumo energético dos motores a ele ligados. Lembrando que a potência do inversor recomendada pelo fabricante é sempre 25% maior que a potência do motor a ser aplicada.
1. Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo de partida do motor (Tp). Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.
Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.
Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.
Como Escolher Para proteger um circuito devemos escolher um fusível cujo valor de corrente seja maior do que a corrente máxima que o aparelho possa drenar em funcionamento normal.
Tabela de fusíveis (cores e amperagens): Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes. Transparente – 25 Amperes.
Que aspectos devem ser levados em consideração no dimensionamento de um fusível? Tempo de fusão virtual: devem suportar sem fundir o pico de corrente de partida do motor. ... INOMINAL: deve-se dimensionar para um corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor que protege.
Características do Fusível
Um fio fusível ideal seria um equipamento de alta resistência, ou seja, que resiste a altas correntes. O ohm trata - se uma medida de resistência elétrica, com isso, sua simbologia é dada por Ω. Foi determinado um padrão para a medida ohm, onde ficou conhecido como ohm internacional.