Sem dúvida, a principal estratégia da PNEPS é o fortalecimento do SUS, assim como de todas as políticas do MS vinculadas ao SUS. A reorientação profissional e a problematização das práticas de trabalho são estratégias específicas da política e inerentes ao conceito de Educação Permanente.
A PNEPS-SUS propõe metodologias e tecnologias para o fortalecimento do SUS. É uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS.
Educação em Saúde é um processo que envolve a capacitação de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde, estimulando-os a agir conscientemente diante de cada ação do cotidiano, criando um espaço para o aprimoramento de novos conhecimentos e práticas.
Para os pesquisadores, a educação possibilita a pessoa a ter acesso a maiores redes de cuidado e a mais informações sobre como prevenir e tratar determinadas doenças. Dessa forma, o investimento em educação ajuda na prevenção de doenças e no aumento da expectativa de vida.
O enfermeiro é um educador por natureza, pois ele é responsável por orientar os pacientes em prol da prevenção de doenças e da promoção da saúde. Mais além de desenvolver atividades de educação em saúde atendendo necessidades sociais, atua como docente em diversos níveis de educação escolar.
As práticas de educação em saúde envolvem três segmentos de atores prioritários: os profissionais de saúde que valorizem a prevenção e a promoção tanto quanto as práticas curativas; os gestores que apoiem esses profissionais; e a população que necessita construir seus conhecimentos e aumentar sua autonomia nos cuidados ...