permafrost
São nesses ambientes que o aquecimento global promove o derretimento das calotas polares, além da morte e extinção de grande quantidade de espécies.
Numa tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens. Em algumas tundras existem árvores dispersas. O ecótono entre a tundra e a floresta é denominado linha de árvores.
A Tundra é uma formação vegetal própria do clima polar ou glacial, ela é muito rasteira, constituída por ervas, musgos e líquens. Contudo, podem surgir alguns raros e dispersos tufos de arbustos e árvores anãs. Por serem locais com uma boa camada de gelo, em muitas regiões é impossível enxergar esse tipo de vegetação.
As calotas polares tornam-se um gigantesco banco de dados porque se formam gradualmente, quando sucessivas camadas de neve se depositam sobre as mais antigas e não se derretem nunca.
Regiões polares ou zonas polares são zonas térmicas da Terra, e constituem-se nas regiões compreendidas ao Norte do Círculo Polar Ártico, e ao Sul do Círculo Polar Antártico. Nas zonas polares a radiação UV que se recebe é mínima, o índice UV não ultrapassa o valor de 5.
floresta amazónica