A segunda via do IPTU serve para todas as pessoas que perderam ou não receberam a guia do imposto. Basta digitar o número do contribuinte (que está no carnê do IPTU), escolher o número da parcela que se quer a segunda via (ou à vista), o ano a que se refere o imposto (Exercício) e clicar em "Gerar 2ª Via".
Basta ir até o site da prefeitura, selecionar a opção serviços e ir até a parte de tributações. Nela, o usuário deverá clicar na opção IPTU – Emissão de Boletos e informar o número de registro do imóvel. Esses dígitos estão presentes na documentação de posse do terreno ou em contratos de locação, por exemplo.
Passo a passo para emitir a segunda via do IPTU 2021
No site da prefeitura, você acessa o calendário completo. Os contribuintes podem pagar o imposto em cota única, com desconto de 3%, em fevereiro, ou parcelar o tributo em dez vezes (entre fevereiro e novembro).
Os cariocas que quiserem quitar antecipadamente o IPTU 2021 poderão acessar a guia na internet, a partir desta quarta-feira (06/01), no endereço https://carioca.rio/servicos/segunda-via-do-iptu/. O pagamento adiantado, em cota única, tem desconto de 7%.
Quem decidir pelo pagamento à vista terá um abatimento de 3% no valor do imposto. A outra opção é fracionar o imposto em 10 prestações, com vencimentos todo dia 5, até o mês de novembro (os boletos relativos aos pagamentos dos meses seguintes serão enviados pelo correio pela Prefeitura).
Se você poupou dinheiro já pensando no IPTU e no IPVA, então o pagamento à vista é a melhor opção porque os descontos são atrativos. ... A prefeitura oferece desconto progressivo para o pagamento parcelado: 15% para quem pagar em duas parcelas; de 10% em três parcelas; e 5% em quatro parcelas.
3%
Quem optar pelo pagamento da cota única terá 3% de desconto. Também é possível deixar para pagar tudo em fevereiro, mas, nesse caso, não haverá redução no valor devido. O imposto neste ano está, em média, 6,7% mais barato no estado.
Embora seja um desconto pequeno, vale a pena pagar o IPVA à vista se você tiver o dinheiro na reserva ou aplicado, pois em geral o desconto é superior ao rendimento que você conseguiria nas aplicações caso parcelasse e fosse sacando aos poucos.
O pagamento do IPVA 2021 pode ser feito em cota única, com desconto de 5%, ou em até 4 vezes, mas sem desconto. O valor do imposto sobre utilitários e carros de passeio é de 2% do valor venal. Já para motos, micro-ônibus, ônibus e caminhões, a porcentagem é de 1%.
O valor do IPVA 2021 está disponível para consulta no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio do número do Renavam e placa do veículo, e também na rede bancária credenciada. Os contribuintes podem pagar o imposto em cota única em de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o IPVA em três vezes.
Parcelamento do IPVA Após consultar os débitos no site da PGE/SP com o número do documento do veículo, o contribuinte poderá liquidar ou parcelar os débitos no portal de Dívida Ativa. No site, deve clicar em “Consultar débitos”. O sistema retornará com as dívidas referentes ao veículo que poderão ser parceladas.