Ou seja, se você somar os rendimentos da casa (sem descontos ou impostos) e dividir pelo número de pessoas que ali moram, o resultado precisa ser igual ou menor do que três salários mínimos. O ProUni tem bolsas parciais (50%) e integrais (100%).
Para se candidatar, é preciso ter participado do último Enem e ter uma média de, no mínimo, 450 pontos, além de nota acima de zero na redação. Os estudantes com as melhores notas e que apresentam renda familiar de até três salários mínimos têm mais chances de conseguir as bolsas.
Candidate-se para bolsa EAD 100% e 50% pelo Prouni
Para se inscrever, é preciso ter uma renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa, fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cumprir pelo menos um destes requisitos: ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral. ser pessoa com deficiência.
Escreva quais são os seus motivos, porque você se encaixará naquela instituição. ... “Gostaria de frequentar a (nome da instituição), cursar a faculdade de (nome do curso exemplo: medicina) e me tornar um (profissional exemplo: cardiologista) que atende (sua intenção de trabalho, exemplo: áreas rurais ou indígenas…)”.
Alguns sites que podem ajudar a encontrar uma bolsa de estudos:
Quais são as opções para fazer faculdade de Direito de graça?
Para ter direito, o aluno deve estar matriculado em curso de graduação presencial ofertado por instituição federal de educação superior; não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar; ter assinado o termo de compromisso ao programa; comprovar a ...
A maneira mais comum de conquistar uma bolsa de estudos para Medicina é por meio do ProUni, o Programa Universidade para Todos. Conduzido pelo governo federal, concede bolsas parciais e integrais a estudantes que comprovadamente não tenham condições de arcar com os custos do curso.
O curso de Medicina é o mais concorrido nos vestibulares. Todos os anos diversos estudantes enfrentam o processo do vestibular tradicional ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a fim de conseguir uma vaga no ensino superior para se tornar médico.
Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA/Vitória da Conquista): 781,25. Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Pinheiro): 782,28. Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Centro de Ciências da Saúde: 782,34. Medicina na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): 782,66.
3 dicas para saber se o curso de medicina é realmente para você
Para se tornar um médico, é preciso cursar um bacharelado em Medicina, durante, no mínimo, seis anos. O profissional também precisa se registrar no Conselho de Medicina do seu estado. Durante esse período, a grade curricular é dividida nos ciclos básico, clínico e internato.
As disciplinas do curso de Medicina
Tradição, prestígio social, expectativa de ter um bom salário, vocação, sonho dos pais de ter um médico na família estão entre as motivações que fazem com que tantos alunos almejem o curso de Medicina. Se você quer mesmo seguir essa carreira, prepare-se desde já para os desafios que estão por vir!
Você precisa estudar muito, se estressar muito, perder muitas noites de sono. É como falam, você deixa a sua saúde de lado para cuidar da dos outros. Você vai ter que aprender a se desligar do seu trabalho, dos seus pacientes e não levar o hospital para casa.
O vestibular de medicina difícil Entre os motivos para essa concorrência tão acirrada está a quantidade de alunos que todos os anos lutam por uma vaga. Além disso, o MEC proibiu as instituições de ensino de ampliarem as vagas nas graduações de medicina e criarem novos cursos na área.
Tanta dedicação deu resultado. Em apenas 6 meses de estudo, ele conseguiu o que a maioria leva de 2 a 3 anos para conseguir: passar em medicina. E se não bastasse um, ele foi aprovado em 6 faculdades.
Assim como no ProUni, há algumas exigências de renda, escolaridade e desempenho no Enem (nota geral acima de 450 e acima de zero na redação). Em Medicina, a nota de corte média é de 754,78 pontos, com máximo de 831 e mínimo de 720.
No geral, as matérias mais cobradas nos vestibulares de medicina são: Português, Matemática, Biologia e Química. No entanto, é possível que todas as disciplinas sejam cobradas nas duas fases, como é o caso do vestibular da FUVEST.