O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto ás atividades realizadas sob a sistematização da escola. ... No contexto escolar, o currículo deve ter uma função formativa, educativa, social e cultural.
A adequação curricular privilegia as potencialidades do sujeito, acima de suas dificuldades, e lhe permite sustentar-se como aluno regular dentro do sistema educativo.
Os conteúdos escolares eles simplismente servem para ajudar a vida de varias pessoas pois se não tivesse escola muitas pessoas não iriam conseguir trabalhar e não teriam o ensino necessário para seguir o cardo escolhido mas se deve manter um equilibrio entre a escola e a vida pessoal pois se desenquilibrar algo ...
Para se selecionar um conteúdo é necessário considerar a herança cultural, a experiência da prática social e do contexto em que o aluno vive e a perspectiva de futuro, tendo em vista a construção de uma sociedade humanizada.
Há três critérios orientadores básicos na organização dos con- teúdos: a continuidade, a sequência e a in tegração. A continuida - de e a sequência estão relacionadas à ordcnação vertical.
42) faz referência a três critérios de seleção dos conteúdos: incluir fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno; favorecer a construção de uma visão de mundo, formada por elemen- tos inter-relacionados, entre os quais o homem é visto como agente ...
A organização sequencial se resume em ordenação, onde na sequência, se faz uma ordenação vertical, e no relacionamento, uma ordenação horizontal. O professor é quem seleciona, organiza e apresenta o conteúdo ao aluno, de acordo com um plano que atenda interesses e necessidades de sua classe.
Haydt (1997) aponta ao professor cinco critérios a serem seguidos para selecionar os conteúdos a serem ensinados: *Validade, Utilidade, Significação, Adequação e Flexibilidade.
As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado.
14.
Conteúdo significa o conjunto de conhecimentos, habilidades, formas de comportamento e hábitos de estudo relacionados aos objetivos e organizados pedagógica e didaticamente, visando a sua aplicação. O conteúdo de ensino é uma construção social, dinâmica e localizada.
O conteúdo refere-se à organização do conhecimento em si com bases nas próprias regras, além de abranger as experiências educativas no campo do conhecimento, devidamente selecionadas e organizadas pela escola. Sendo assim o conteúdo é o instrumento básico para se atingir os objetivos.
Segundo Libâneo (1994) a escolha e organização os métodos de ensino devem corresponder à necessária unidade objetivos-conteúdos-métodos e formas de organização do ensino e as condições concretas das situações didáticas.
Objetivo é o que se espera que a turma aprenda em determinadas condições de ensino. ... Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante.
O docente pode utilizar diferentes recursos, com o objetivo de tornar o conteúdo teórico mais interessante, motivador e próximo da realidade. O uso de apresentações de slides, vídeos, debates, feiras, atividades práticas, entre outros, procura tornar mais fácil o aprendizado e compreensão dos conteúdos programáticos.
O objetivo geral deve resumir e apresentar a ideia central de um trabalho, descrevendo também a sua finalidade. Os objetivos específicos darão uma maior delimitação ao tema, além de detalhar os processos necessários para a realização do trabalho. Resumir e apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico.
Dicas para fazer os objetivos específicos do TCC
Verbos usados em objetivos específicos para indicar conhecimento
O objetivo geral é baseado na questão norteadora da pesquisa. É mais amplo, entretanto, deve ser formulado em uma única frase. Ele dá a direção que a pesquisa tomará em seu percurso. Para formular o objetivo geral o pesquisador deve perguntar: Para quê pretendo pesquisar?
Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. ... O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral.
As finalidades do projeto de pesquisa, na perspectiva proposta por DESLANDES (1996), são as seguintes: a) Mapear o caminho a ser seguido durante a investigação; Page 2 b) Orientar o pesquisador durante o percurso de investigação; c) Comunicar os propósitos da pesquisa para a comunidade científica.
Diferença entre o “tema” e o “objeto de pesquisa” O tema, geralmente, está relacionado à linha de pesquisa do orientador, ou aquela que o aluno pretende investir nos anos seguintes da carreira acadêmica ou profissional. O objeto de estudo é o recorte que se faz em cima do tema.
Objeto de estudo é o foco, o eixo central de sua investigação: não é o assunto, mas o quê dentro de um assunto geralmente vasto lhe chama atenção. Sem definir objeto de estudo todo trabalho de pesquisa resulta em confusão e perda de tempo.