Com esse valor, você irá calcular o percentual de gordura corporal (G%) do seu paciente da seguinte forma: G% = [(4,95 / DC) – 4,50] x 100....Um deles, é através da fórmula de Pollock, onde se usa a medida 7 de dobras cutâneas, que são:
O protocolo de Jackson e Pollock (1985) faz o cálculo do %G corporal utilizando o somatório de quatro dobras (tricipital, abdominal, suprailíaca e coxa) Jackson e Pollock (1978) é uma fórmula generalizada para o cálculo da densidade corporal (DC) de homens de 18 a 61 anos, utilizando o somatório de sete dobras ( ...
No Brasil, os protocolos de Jackson e Pollock (tanto de 3 dobras cutâneas, quanto de 7 dobras cutâneas) são amplamente utilizados por avaliadores e pesquisadores, para avaliar adultos (homens e mulheres) saudáveis.
Como calcular o Pollock 3 dobras Você deve aferir as dobras do peitoral, abdominal e coxa. Logo após, soma-las. Por fim, inserir na formula abaixo. O resultado da DC, seja para homens ou mulheres, você deve inserir na equação de Siri que é baseada na densidade corporal total.
para calcular o percentual de gordura:
Dobras cutâneas para a determinação da massa gorda
MÉTODO DAS 4 DOBRAS CUTÂNEAS JACKSON/POLLOC Equação para homens: % de Gordura Corporal = (0.
Como medir a gordura corporal usando o adipômetro
Portanto, de uma forma geral a leitura deverá ser realizada inicialmente no relógio menor, pois este representa as unidades de 10 em 10 mm, isto é, 10, 20, 30… mm de espessura da dobra cutânea. Logo em seguida, a leitura do relógio maior deve ser realizada para verificação das unidades menores de 10 mm.
Para calcular a gordura corporal se usam equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água, músculo e gordura do corpo e, a medição deve ser feita em jejum ou no mínimo 1 hora após uma refeição leve, como uma salada.
Como medir a gordura visceral?
Melhores exercícios para eliminar gordura visceral
A gordura visceral é a quantidade de gordura que está armazenada na região abdominal, em redor dos órgãos vitais, como coração. O valor pode variar entre 1 e 59, sendo dividido em dois grupos: Saudável: 1 a 12; Prejudicial: 13 a 59.
A gordura visceral está relacionada a fatores como obesidade, genética (histórico na família de diabetes, dislipedemia, hipertensão), sedentarismo, dietas ricas em gorduras e ingestão de álcool. Doenças cardiovasculares, hipertensão, síndrome metabólica, diabetes, entre outras.
6 alimentos que ajudam a queimar gordura corporal
Pratique exercícios físicos de alta intensidade A prática de exercícios físicos aeróbicos sempre foi uma das mais efetivas na tarefa de reduzir a gordura subcutânea no corpo. Ela promove a aceleração do metabolismo e a eliminação de calorias consumidas, consequentemente, perda de gordura.
A gordura subcutânea cobre os músculos abdominais e se você tem muita, não será capaz de ver os seus músculos abdominais. Em comparação, a gordura visceral está localizada entre os órgãos dentro do corpo.
Como perder peso sem ficar com excesso de pele
Gordura Subcutânea: localizada abaixo da pele tem aparência de “gordura mole”. Caracteriza a obesidade em formato de “pera”. Pouco presente em homens é um tipo de gordura mais frequente em mulheres.
O primeiro local de acúmulo de gordura que podemos destacar é a subcutânea, localizada logo abaixo de nossa pele, entre a última camada da derme e o tecido muscular.
Gordura subcutânea - fica logo abaixo da pele e deixa o corpo com formato semelhante ao de uma pera. Na prática, é a gordura mais aparente, são os "pneuzinhos" que ficam nas laterais da região abdominal. Gordura visceral -localizada nas camadas mais profundas do abdômen, entre os órgãos.
Atualmente, a tomografia computadorizada tem sido o método mais recomendado pelos especialistas para um exame detalhado da gordura visceral, que fica localizada nos órgãos internos da região abdominal e também oferece risco para problemas cardiovasculares e anormalidades metabólicas, como o diabetes.
Ideal: menor que 80 cm. Risco aumentado: entre 80 cm e 88 cm. Alto risco: maior que 88 cm.