O módulo de finura é calculado pela soma das percentagens cumulativas mantidas em peneiras padrão (listados abaixo) e dividindo a soma por 100.
O script do SANDY precisa de dois dados para elaborar o gráfico da curva granulométrica, ele precisa da abertura da peneira e da massa acumulada retida em cada peneira. Esses dados devem estar organizados em duas colunas em um arquivo de texto (. txt), onde as colunas são separadas por uma tabulação (tecla TAB).
MÓDULO DE FINURA Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras série normal, dividida por 100. O módulo de finura é uma grandeza adimensional e deverá ser apresentado com aproximação de 0,01.
Finura por meio da peneira 200 (NBR 11579) Este ensaio permite a determinação de impurezas presentes no cimento, podendo ser resíduos da fabricação ou aglomerados de grãos de cimento, devido ao envelhecimento, ou hidratação pelo contato com a umidade do ar.
Os agregados reciclados são materiais compostos da reciclagem de materiais da construção civil, como concreto, tijolos e materiais cerâmicos. A proporção de cada material depende da origem da matéria prima.
Onde pode ser utilizado? O concreto reciclado tem sido muito utilizado em execução de aterros de inertes ou mesmo em concretos estruturais. Também é utilizado em pavimentação, confecção de argamassas, cascalhamento de estradas, preenchimento de vazios e valas.
Produzido a partir de materiais reaproveitados, o concreto sustentável substitui a areia, a brita e água por materiais que são totalmente reaproveitados. Ele tem como objetivo principal reutilizar os materiais que são descartados na construção civil.
Segundo estudos da faculdade, fibras vegetais e materiais reciclados podem substituir o uso de amianto, cimento e brita. Segundo a Coppe, cinza de bagaço de cana-de-açúcar, por exemplo, pode ser ótima matéria-prima para o cimento e pode reduzir o consumo do material em até 40%.
Materiais sustentáveis podem ser de origem artesanal ou industrializados, que não sejam poluentes nem tóxicos e que beneficiem o meio ambiente e á saúde dos usuários e dos trabalhadores.
São consideradas embalagens sustentáveis principalmente as feitas de material orgânico e/ou recicláveis, que não demandam muita energia e recursos naturais em sua produção e que, após o seu descarte, tenham impactos ambientais reduzidos, podendo ser medidos por meio da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos.