Personagens do Maracatu Nação
O maracatu rural também é chamado de maracatu de baque solto. O nome marca a diferença pra outro estilo de maracatu, típico de Recife e Olinda: o maracatu nação, ou de baque virado – que é mais antigo. As fantasias são diferentes e não existe o caboclo de lança.
NAZARÉ DA MATA, EM PERNAMBUCO Parque dos Lanceiros, onde acontecem as maiores festas de Maracatu Rural do país.
A segunda-feira (24) de carnaval está animada em Nazaré da Mata, na Zona da Zata Norte de Pernambuco. É que o dia marca o encontro de maracatus rurais na cidade, que fica à 70 quilômetros do Recife.
Multidões desfilam nas passarelas e seguem os trios elétricos. O carnaval é festa de muitos ritmos: samba, frevo, marchinha, rock, reggae, axé e maracatu!
Entre as Nações mais conhecidas da região, estão a Nação Estrela Brilhante de Igarassú, Nação Estrela Brilhante de Recife, Nação Leão Coroado, Maracatu Nação Encanto da Alegria, Nação de Maracatu Cambinda Estrela, Nação do Maracatu Encanto do Pina, Maracatu Nação Almirante do Forte.
Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. ... A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei Congo.
O maracatu é um ritmo musical criado em Pernambuco, é caracterizado pela percussão forte, em ritmo frenético, que possuiu origem na congada (cerimônias de coroação de reis e rainhas da nação negra).
O maracatu nação tem sua origem nas festas de coroação dos Reis do Congo que aconteciam nos séculos XVII e XVIII, ao mesmo tempo como uma forma de expressão cultural dos negros e uma espécie de controle dos senhores sob seus escravos (ESTEVES, 2006).
Apesar de existirem muitas visões, histórias e hipóteses diferentes, a explicação mais difundida entre os estudiosos acerca da origem do Maracatu Nação é a de que ele teria surgido a partir das coroações e autos do Rei do Congo, prática implantada no Brasil supostamente pelos colonizadores portugueses e, por ...
O merengue é o ritmo musical típico da República Dominicana, mas se discute muito a sua origem. Muitos especialistas afirmam que o gênero surgiu no Haiti. Alguns dizem que se desmembrou de um estilo de música cubana conhecido como "upa".
É famoso e importante, sua relevância para a cultura é reconhecida nacional e internacionalmente. Este é o frevo, ritmo musical e tipo de dança folclórica nascido no Recife, no Estado de Pernambuco.
Divide-se o frevo-de-rua, segundo terminologia usada entre músicos e compositores, em frevo-de-abafo (chamado também frevo-de-encontro) onde predominam as notas longas tocadas pelos metais, com a finalidade de diminuir a sonoridade da orquestra do clube rival; frevo-coqueiro, uma variante do primeiro formado por notas ...
Existem três tipos de frevo: o de rua, que não tem letra de música, apenas o ritmo eletrizante de trompetes e trombones; o frevo de canção, que é apresentado em clubes e é cantado; e o frevo de bloco, de ritmo mais lento, com vozes femininas acompanhadas de violão, bandolim e outros instrumentos de corda.
Frevo de roda, frevo de lambada, frevo de carnaval. Frevo nostálgico, frevo amarelo, frevo quintal. Frevo de rua, frevo de bloco, frevo de canção.