É simples calcular a dilatação linear, posto que basta usar a fórmula seguinte: ΔL = L0. α. Δθ. Aqui, “ΔL” significa variação do comprimento, “L0” equivale a comprimento inicial, “α” = coeficiente de dilatação linear e “Δθ” = variação de temperatura.
dilatação térmica é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau de agitação de suas moléculas e consequentemente aumento na distância média entre as mesmas.
Dilatação superficial é o fenômeno físico que consiste no aumento das dimensões espaciais, como comprimento, altura e largura de um corpo, em razão do aumento de temperatura. ... Esse tipo de dilatação ocorre em corpos de simetria superficial, como placas, tampos de mesa, tábuas, azulejos etc.
A dilatação do fio depende de três fatores: da substância de que é feito o fio; da variação de temperatura sofrida pelo fio; e do comprimento inicial do fio.
Na física, dilatação é a variação nas dimensões (tamanho) de um objeto devido à variação da temperatura. ... Quando há aumento de temperatura de um objeto, ele sofre também aumento em suas dimensões, portanto, os objetos dilatam-se. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Resposta. Quanto maior a temperatura mais as moléculas se agitam, e com o aumento da agitação molecular, as moléculas ficam mais afastadas uma das outras. Durante a agitação, duas forças atuam nas moléculas: a de atração, provocando aproximação; e a de repulsão, provocando afastamento.
Olá! Dilatar um corpo é a mesma coisa que aumenta-lo, quando um corpo cresce ele dilata. Por exemplo: Quando você queima uma esfera de ferro, essa esfera dilatou. ... Todos os corpos, ao serem aquecidos, dilatam-se em todas as direções, à partir da fonte de calor, importando apenas a dimensão de cada direção.