O hipérbato ou inversão é uma figura de sintaxe que faz parte das figuras de linguagem. ... Sendo assim, o hipérbato interfere na estrutura gramatical, invertendo a ordem natural dos termos da frase. Por exemplo: Feliz ele estava. Na ordem direta a frase ficaria: Ele estava feliz.
Gramática. Hipérbato é o nome da figura de linguagem em que ocorre a quebra da estrutura lógica do enunciado e, por isso, também é conhecido como inversão. Seu nome vem do grego e significa “transposto” ou “ao contrário”, já que inverte a posição dos termos que compõem o enunciado.
O anacoluto é uma figura de linguagem cuja base é a interrupção da estrutura oracional, de modo que ocasiona o isolamento de determinadas palavras e expressões, fazendo-as perder a função sintática.
Anástrofe aplica-se só à inversão da ordem natural das palavras, ao passo que hipérbato(n) tem sentido mais lato, pois também para a inversão da ordem habitual das frases. Rigorosamente é esta a diferença.
Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. ... Um exemplo mais adequado é dizer que o indivíduo "partiu", ou que "deixou esse mundo".
Resposta: Por ser uma frase exagerada. Aos amigos do jovem. Não, pois é exageros, há muitas coisas boas no mundo, mas isso vai de cada um.
Metafora e uma figura de linguagem que produz sentido figurativo por meio de comparacoes. Tambem e um recurso expressivo. Ja a hiperbole e a figura de linguagem que incide quando ha o exagero propositado em uma frase para definir algo de forma dramatica, passando uma ideia aumentada do que e a realidade.
Por exemplo: