Quanto às parasitoses humanas, temos a lombriga (Ascaris lumbricoides) como o seu mais conhecido representante, sendo essa a responsável pela ascaridíase. A ancilostomose, ou amarelão é causada por outros representantes, o Ancylostoma duodenale ou o Necator americanus.
Ancilóstomos, lombrigas, oxiúros e filárias são alguns exemplos de nematelmintos que parasitam os seres humanos .
As principais verminoses causadas por platelmintos são: esquistossomose, teníase, cisticercose e hidatidose ou equinococose. As principais verminoses causadas por nematelmintos são: ascaridíase, ancilostomose, larva migrans cutânea, filariose, enterobíase ou oxiurose, estrongiloidíase e tricuríase.
Entre as principais características anatômicas destacam-se: a bilateralidade corporal, a presença de três folhetos embrionários (triblásticos – com ectoderme, endoderme e mesoderme), a existência de uma falsa região celomática (cavidade parcialmente revestida de mesoderme, considerada pseudoceloma) e situação ...
O pseudoceloma ("falso celoma") corresponde a uma cavidade que se forma entre a mesoderme e a endoderme. Portanto, ele é delimitado por esses dois folhetos embrionários. Essa característica o torna diferente do celoma, no aspecto evolutivo.
Os nematódeos são os primeiros animais a apresentarem sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. A boca possui lábios ao redor. Esses lábios possuem papilas sensoriais, dentes ou placas cortantes seguidas de uma faringe musculosa que efetua sucção do alimento, bombeando para o intestino.
Possuem simetria bilateral, são pseudocelomados, têm tubo digestivo completo e dimorfismo sexual. Destacam-se neste filo duas classes (para alguns autores, filos): Nematoda e Nematomorfa.
O celoma pode ser definido como uma cavidade corporal preenchida por fluido que possui como revestimento a mesoderme, um dos folhetos germinativos. ... No esquema acima é possível observar que a cavidade é revestida pela mesoderme e pela endoderme. Representantes do filo Nematoda são exemplos de animais pseudocelomados.
Nematódeos são animais de simetria bilateral, de corpo geralmente fusiforme, às vezes subcilíndricos ou esféricos, com tubo digestivo com- pleto, sem traços de metamerisação, com musculatura interrompida nas linhas medianas e laterais, campos longitudinais, e geralmente com sexos separados, acarretando algumas vezes ...
Sabemos que os invertebrados surgiram milhões de anos antes dos primeiros vertebrados, que foram os peixes “primitivos”. Como não possuiam esqueleto, restaram poucos fósseis, o que representa uma falha no estudo da evolução. Os fósseis, foram descobertos em camadas de rocha cálcaria muito retorcidas.
Nematoides são vermes de tamanhos bastante variáveis e geralmente abundantes no solo e na água. Muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas. Os parasitas de animais chegam a atingir vários centímetros de comprimento, enquanto os de plantas medem de 0,3 a três milímetros.
Uma das maneiras mais eficientes para prevenção e controle de nematoides, é a manutenção na nutrição do solo, ou seja, utilizar-se de adubos orgânicos como esterco, torta de mamona e cobertura vegetal para suprir as necessidades do solo e assim proporcionar plantas mais fortes e mais resistentes.
Cestódeos adultos são tipicamente vermes longos e planos multissegmentados que não possuem trato digestório e absorvem nutrientes diretamente do intestino delgado do hospedeiro.
Confira cinco receitas caseiras para eliminar de vez as pragas do seu jardim ou horta:
Para o controle das larvas depositadas na terra ou substrato, aplique a calda de cavalinha (Equisetum ssp.). Este extrato, além de combater pragas, também pode ser usada para o controle de doenças veiculadas pelo solo e como fonte de nutrientes.
Como matar larva de mosca com água. A forma mais natural de eliminá-las é com água fervente, sendo que essa dica funciona melhor se os insetos estiverem na lata de lixo, onde é possível despejar a água fervendo. Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.
A carne, as frutas e os vegetais são particularmente atraentes para as larvas de mosca. Esvazie a lixeira com frequência, especialmente se jogar esses itens fora várias vezes. Mantenha a lixeira sempre bem fechada. Para evitar infestações no futuro, esvazie a lixeira com frequência e use sacos de lixo resistentes.
Esse tipo de parasitose geralmente ocorre com a penetração direta da larva na pele ou da deposição de ovos de moscas, que se transformam em larvas e podem viver e se reproduzir por um longo período até serem detectadas e removidas.
As traças são um dos tipos mais comuns de pragas domésticas e urbanas. São fáceis de identificar: na fase jovem, aparecem como larvas dentro de casulos achatados que ficam grudados em armários e paredes.
Utilize um borrifador com vinagre branco e água e espirre em todos os cantos, incluindo as gavetas. Depois, passe um pano úmido e deixe secar com as portas abertas. O vinagre também pode ser usado em roupas.