Resposta. Vetores são seres vivos que servem como intermediários de transmissão de doença. Eles carregam o vírus, bactéria ou parasita sem se prejudicarem por eles e fazem a transmissão deles para outros seres. Geralmente os vetores são artrópodes(insetos e aracnídeos) e roedores.
Vetor é todo ser vivo capaz de transmitir um agente infectante, de maneira ativa ou passiva. Um agente infectante é qualquer parasita, protozoário, fungo bactéria ou vírus capaz de infectar um organismo.
Os vetores são os veículos de transmissão do agente causador da doença, ou seja, é o organismo capaz de transmitir o ser vivo que realmente desencadeará uma enfermidade.
A transmissão da dengue é feita através da picada de mosquitos infectados do gênero Aedes, sendo as principais espécies o Aedes aegypti, Aedes albopictus, Aedes scutellaris, Aedes africanus (Theobald) e o Aedes luteocephalus (Newstead).
Os vetores são mosquitos do gênero Aedes. Nas Américas, o vírus do Dengue persiste na natureza mediante o ciclo de transmissão homem - Aedes aegypti - homem. A fonte da infecção e hospedeiro vertebrado é o homem. A transmissão se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti, no ciclo homem - Aedes aegypti - homem.
O agente etiológico nada mais é do que o organismo causador da doença, e o vetor é aquele que transporta o agente etiológico.
Os vetores da leishmaniose visceral são insetos denominados flebotomíneos, conhe- cidos popularmente como mosquito palha, tatuquiras, birigui, entre outros. No Brasil, duas espécies, até o momento, estão relacionadas com a transmissão da doença Lutzomyia longipalpis e Lutzomyia cruzi.
Os vetores representam as grandezas vetoriais e indicam seu módulo, direção e sentido. O módulo é o valor numérico do vetor seguido da unidade de medida que define a grandeza vetorial. A direção é a reta onde o vetor está localizado, e as direções possíveis são: diagonal, horizontal e vertical.
Vetores são grandezas matemáticas que indicam módulo, direção esentido. Vetor é a representação matemática feita através de uma seta, com o objetivo de indicar a medida que ele representa. Todo vetor é composto por módulo, direção esentido.
Dentre as operações com vetores a mais importante é a soma e a subtração, pois requer operações geométricas na sua execução e são as que estão mais presentes no dia a dia. Somar grandezas vetoriais não é o mesmo que somar grandezas escalares.
As operações com vetores envolvem multiplicação por número real, soma e produto interno. Todas elas partem da relação dos vetores com a Geometria. Diferentemente das figuras geométricas formadas por ele, o ponto não possui definição. ... As retas, por exemplo, são conjuntos de pontos.
As grandezas vetoriais são representadas por vetores. Vetor é um ente matemático caracterizado por possuir um sentido, uma direção e um módulo (intensidade). ... São grandezas vetoriais: Velocidade, Aceleração, Força, Deslocamento, Empuxo, Campo elétrico, Campo magnético, Força peso, etc.
Todo vetor é composto por módulo, direção e sentido. ... Sentido: nesse caso, a reta v está indo da esquerda para a direita.
Elas são representadas por um símbolo matemático denominado vetor. Nele se encontram três características sobre um corpo ou móvel, veja: Módulo: representa o valor numérico ou a intensidade da grandeza; Direção e Sentido: determinam a orientação da grandeza.
O campo elétrico é vetorial, isto é, em cada ponto do espaço ele apresenta um módulo, uma direção e um sentido específicos. O campo elétrico é responsável pelo surgimento das forças de atração e repulsão entre cargas elétricas. Suas unidades são o Volts por metro ou Newtons por coulomb.
O vetor campo elétrico apresenta as seguintes características: - módulo: o módulo do campo elétrico em um ponto P é dado pela equação acima. - direção: é a mesma da força elétrica . - sentido: é o mesmo da força elétrica se q > 0 e sentido contrário se q < 0.
Um campo elétrico possui grandeza vetorial, pois ele detém sentido, direção e módulo. Íons, prótons e elétrons que interagem com o campo ficam sujeitos às forças de interação, seja para atrair ou para repulsar. O vetor do campo elétrico gerado pelas forças de interação dependem somente do sinal da carga elétrica.
O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas. Vale notar que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova.
Por convenção, as linhas de força têm a mesma orientação do vetor campo elétrico, de modo que para campos gerados por cargas positivas as linhas de força são divergentes (sentido de afastamento) e campos gerados por cargas elétricas negativas são representados por linhas de força convergentes (sentido de aproximação).
As linhas de campo magnético ou linhas de indução são representadas pela tangente do vetor campo magnético naquela região do espaço.
Superfícies equipotenciais são superfícies de um campo elétrico, onde todos os pontos apresentam mesmo potencial elétrico, ou seja, suas linhas de força são sempre perpendiculares a sua superfície. ... Num campo elétrico uniforme, as superfícies equipotenciais são paralelas entre si.
Direção e sentido do vetor campo elétrico O campo elétrico das cargas positivas sempre deve apontar para “fora” das cargas, na direção do seu raio, enquanto o campo elétrico das cargas negativas deve apontar para “dentro” delas.
Por se tratar de um conjunto de vetores, o campo elétrico é nulo quando todos eles se anulam, ou seja, cada vetor deve possui um de mesmo valor, direção e sentido oposto.
Fórmulas: eletrostática Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k. (q1.
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo. Lembrando que o átomo é formado por prótons, nêutrons e elétrons, sendo que: Prótons: Localizam-se no núcleo do átomo e possuem carga elétrica positiva; Não pare agora...