Como sinal de acasalamento, os pombos bicam-se mutuamente. A partir daí, são um casal. A parada nupcial consiste em o macho dançar para agradar à fêmea. Quando a fêmea põe os ovos, estes são chocados por ambos para dar origem a novas crias.
Ainda assim, os filhotes da ave não parecem estar voando por ai. Acontece que, apesar de serem bem espertinhos, na hora de se reproduzir, os pombos urbanos costumam ser bem discretos. Na maioria das vezes, eles gostam de manter em segredo a localização de seus ninhos.
Ninhos podem ser abandonados por pombas devido à diferentes motivos, principalmente se forem mexidos. Como algumas fêmeas botam os ovos mesmo não havendo palha no local, se por acaso for adicionado algum material, as aves deixam o ninho sem retornar.
Tanto no cenário humano quanto no aviário, os pais muitas vezes incentivam os filhotes a deixarem o ninho: antes cedo do que tarde. ... As aves mais jovens são mais vulneráveis e menos propensas a sobreviver na natureza que as mais velhas, mas a permanência das aves mais velhas pode lotar o ninho e atrair predadores.
Para alimentá-lo, coloque uma quantidade pequena de comida entre a pinça ou na ponta do hashi, e deixe a comida cair dentro da boca do filhote. Não se preocupe com a comida entrando pelo lugar errado, já que a glote do pássaro se fechará automaticamente enquanto come.
Por ser misturada à água, a papinha possui toda a hidratação que ele necessita; Devido ao metabolismo rápido, os filhotes de aves são propensos a quadros de hipoglicemia, por isso, o ideal é alimentá-los diversas vezes ao dia.
Comem sementes, retirando-as de frutos que depois descartam, mas, no caso de certos frutos, como o palmito, comem a polpa e descarta a semente; consomem também néctar de flores (por exemplo, de eucalipto).
Dependendo da disponibilidade de alimentos na região onde vive e também do formato do seu bico, os passarinhos na natureza podem ter uma dieta variada que inclui raízes, sementes, folhas, frutos ou mesmo animais, tais como insetos, minhocas, peixes e pequenos roedores.
Alimentação. O único alimento capaz de substituir com eficácia a comida para calopsita filhote dada pelos pais é a papinha específica para filhotes da espécie. Ela é recomendada pois é preparada com enzimas que ajudam na digestão, além de prebióticos e probióticos.