Eu moro no Estado de São Paulo. O relevo predominante de SP é Planície Litorânea estreita limitada na serra do Mar, no restante do território a depressões e planaltos.
O relevo do Brasil possui baixas e médias altitudes, sendo que o mais predominantes o relevo caracterizado por planaltos, planícies e depressões. Esse relevo é predominantes em 90% do território brasileiro, terrenos elevados com altitudes maiores do que 300 metros.
Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
Formas de relevo e suas características. No geral, os quatro principais tipos de relevo são: planícies, planaltos, montanhas e depressões.
As quatro faces da terra
O relevo do continente americano apresenta quatro formações, são elas:
Três regiões montanhosas determinam o contorno principal do continente: a cordilheira dos Andes, os planaltos residuais Norte-Amazônicos (antigo planalto das Guianas ou sistema Parima), e os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste.
A América do Sul está localizada em grande parte no hemisfério sul, na zona intertropical ocidental. A América do Sul abrange um território de 18 milhões de quilômetros quadrados e é banhada a leste pelo oceano Atlântico, a oeste pelo oceano Pacífico e ao norte pelo mar das Antilhas, conhecido como do Caribe.
As principais bacias hidrográficas presentes na América do Sul são: Bacia Amazônica: está localizada na floresta Amazônica e abrange Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Guiana. Bacia do Prata: corresponde à união de três sub-bacias (Paraná, Paraguai e Uruguai).
A América Central é uma área montanhosa e uma das regiões com maior número de vulcões ativos. O relevo sobe abruptamente da estreita região costeira do oceano Pacífico para as cristas das montanhas e desce gradualmente para uma vasta região que se estende ao longo do mar do Caribe.
A região insular forma um arco, que constitui um prolongamento do relevo da região continental. Portanto, é perceptível que todas essas ilhas são o topo de uma grande cadeia montanhosa, que tem a sua maior parte submersa no oceano Atlântico. ... As ilhas do Caribe também são montanhosas, embora pouco elevadas.
O relevo das Ilhas do Caribe é constituído por montanhas formadas por eventos vulcânicos, na verdade, muitas dessas montanhas são vulcões, alguns são ativos como Pelée localizado em Martinica.
Na América Central são encontradas vegetações semelhantes às da América do Norte e da América do Sul. Na costa e nas baixas altitudes são encontradas florestas e matas tropicais e nas regiões mais altas e frias a região é semelhante a da América do Norte, com florestas de pinheiros e carvalhos.