Os moluscos, de modo geral, apresentam uma estrutura denominada concha, que é muito resistente a atritos, ao tempo e ao desgaste. Isso explica porque é mais comum encontrar fósseis desses animais do que de platelmintos ou de anelídeos.
Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
Na boca, com exceção dos bivalves, os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento.
A rádula está presente nos moluscos, exceto nos bivalves, essa é formada por pequenos dentes de quitina curvos e serve como um mecanismo para a raspagem do alimento, localizando-se na base da boca.