Basicamente, a reciclagem química envolve o processo de despolimerização. Trata-se da queima de resíduos utilizada para gerar calor, vapor ou energia, muito utilizada, ainda, em centros de reciclagem que não contam com uma coleta seletiva.
A reciclagem química é benéfica para o ambiente, pois diminui o gasto de energia empregado na confecção dos objetos a serem utilizados e evita que haja o acúmulo de resíduos, não só por reduzir novos descartes, mas também por evitar que novos materiais sejam produzidos, gerando novos resíduos, poluentes e maior consumo ...
Processo de reciclagem química
Questão 113 Esse processo envolve algumas etapas, como: separação do resíduo (catação), moagem, hidrólise, lavagem, secagem, pirólise e aquecimento (fusão).
O processo de reciclagem dos diferentes tipos de PLÁSTICOS se dá através de moagem e lavagem das embalagens, daí os polímeros são novamente transformados em grânulos, os chamados grãos ou pellets, que servirão como matéria-prima para indústrias de peças automotivas, peças de utilitários domésticos, brinquedos, ...
Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas por moléculas menores denominadas monômeros. São produzidos por meio de um processo químico conhecido como polimerização, a união química de monômeros que forma polímeros.
Produção da Resina PET O Poli (Etileno Tereftalato), conhecido pela sigla em inglês PET, é classificado quimicamente como um polímero poliéster termoplástico. O PET é produzido industrialmente por esterificaçãodireta do ácido tereftálico purificado (PTA) com monoetileno glicol (MEG).
Identificação Prática dos Plásticos Uma forma muito comum e prática de identificar o tipo de resina é através da queima do material. Ao queimar o material pode-se observar a cor e o tipo da chama, o odor e algumas características sutis.
Hoje o vidro está muito presente em nossa civilização e pode ser moldado de qualquer maneira: nos pára-brisas e janelas dos automóveis, lâmpadas, garrafas, compotas, garrafões, frascos, recipientes, copos, janelas, lentes, tela de televisores e monitores, fibra ótica e etc.
Veja, abaixo, o que você pode encaminhar para a reciclagem: