Daí se entender que o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor são leis ordinárias. Considera-se a matéria de consumo como direito fundamental, mas nem todos os direitos fundamentais são regulados por lei complementar.
Clóvis Beviláqua
Como vimos, o Direito Civil trata das relações em sociedade naquilo que é de interesse particular. Em 1916, surgiu o primeiro Código Civil Brasileiro (CC), elaborado por Clóvis Beviláqua – que, posteriormente, sofreu grande influência do intelectual Ruy Barbosa.
Primeiros códigos no Brasil: Criminal (1830) e de Processo Criminal (1832). Código Civil Brasileiro: Publicado em 1º de janeiro de 1916, é um grande marco legislativo, o primeiro código civil criado no Brasil, tendo revogado as Ordenações Filipinas, de 1603.
O Brasil passou a adotar um Código Civil apenas em 1916, com a publicação da Lei n° 3.
A consolidação de assuntos e negócios mais comuns, vinculados à esfera das relações jurídicas privadas, está contida no Código Civil Brasileiro, de ideário do jurista Miguel Reale, que entrou em vigor a partir de janeiro de 2003, um ano após a sua publicação, em 10 de janeiro de 2002, sob o comando da Lei 10.
O Código Civil de 2002 — Lei nº 10.
Institui o Código Civil .