Serão 180 questões compostas a partir de conteúdos referentes às disciplinas cursadas no ensino médio.
Portanto, de acordo com o formato da prova, podemos já começar as esboçar as matérias mais importantes para o Enem:
No primeiro domingo foram aplicadas as 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira), 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e a Redação, com o tema “O estigma ...
Assuntos que mais caem no Enem – FÍSICA. Matérias que mais caem no Enem – BIOLOGIA. O que mais cai no Enem – QUÍMICA....São estes os assuntos que mais caem no ENEM, confira os tópicos:
O que estudar para a prova de Matemática do Enem
7 dicas de como estudar matemática para o Enem e arrasar na prova
Confira quais são os principais assuntos da prova de Matemática do Enem: Problemas de 1º e 2º graus. Grandezas proporcionais e médias algébricas. Porcentagem e Matemática Financeira.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem 2021 deve ocorrer entre novembro ou dezembro. Ou seja, embora a edição de 2020 tenha sido adiada para o início de 2021, a próxima edição não deve sofrer nenhuma alteração em relação ao cronograma.
Veja agora os possíveis temas da redação ENEM 2021!
Quanto tempo dura a prova do Enem? No primeiro domingo os candidatos têm 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo a duração é de 5h (cinco horas).
SÃO PAULO - Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, que será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, farão no primeiro dia as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
As provas do ENEM ocorrerão em dois domingos, 17 e 24 de janeiro de 2021, ambas no turno da tarde. No primeiro domingo do exame são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.
As inscrições para o primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021 acontecerão entre 6 e 9 de abril, uma semana depois da divulgação da nota do Enem 2020, prevista 29 de março.
As provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 para provas escritas presenciais, e 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021 para as provas digitais. Serão realizadas em todos os 26 estados e no Distrito Federal.
A prova foi aplicada na versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro e na versão digital entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Prova ENCCEJA 2021
No primeiro dia de prova Enem, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia de prova Enem, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.
Candidatos que foram barrados no primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 podem escolher entre ir ao segundo dia de provas neste domingo (24) e pedir apenas a reaplicação da primeira data ou então solicitar a reaplicação das duas provas.
Com 45 questões objetivas de ciências humanas e linguagens, além da redação, o primeiro dia de prova começou às 13h30 e terminou às 19h.
No primeiro dia, os participantes vão ter que resolver: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – sobre matérias como idioma estrangeiro (inglês ou espanhol), português, literatura, artes, tecnologia da informação e comunicação, etc.
592,9
45 questões
1000 pontos
Tanto a redação quanto a parte objetiva do Enem valem mil pontos cada, sendo que cada prova objetiva vale até 250 pontos. A nota final é a média entre essas duas notas. Ou, então, a média das 5 provas (Redação, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), que resultará no mesmo valor.
A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.
Você pode usar uma calculadora simples para descobrir a nota percentual de sua prova. Basta dividir o numerador pelo denominador. Por exemplo, tome a fração 21/26 e coloque-a na calculadora como 21 ÷ 26. Você obterá o resultado 0,8077.
A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e dividida pela soma dos pesos. Difícil?