Períodos e características A arte grega, incluindo a escultura, pode ser dividida em três períodos: Arcaico, Clássico e Helênico. No período arcaico, a escultura grega deu seus primeiros passos.
Nesse período inicial, as esculturas eram produzidas principalmente de madeira e terracota onde os movimentos e a expressão ainda não eram tão explorados pelos escultores. Eram basicamente esculturas eretas de baixo e alto relevo, ou seja, aquelas feitas nas paredes e que causam um efeito de profundidade e volume.
Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica e divididos em áreas. As áreas que formavam o teatro eram: plateia, área da orquestra, o cenário e proscênio.
A escultura do Classicismo elaborou uma estética que conjugava valores idealistas com uma fidedigna representação da natureza, evitando, embora, a caracterização excessivamente realista e o retrato de extremos emocionais, mantendo-se geralmente numa atmosfera formal de equilíbrio e harmonia.
Resposta. na era clássica, o estilo era o "sublime", " A arte deixa de imitar a natureza e volta-se para o ideal. O que era duro e pronunciado torna-se mais livre e natural; a violência dos gestos e das atitudes é atenuada; a técnica não é mais tão aparente; as figuras são belas e grandiosas."
Resposta. Explicação: Poseidon era um dos três deuses mais poderosos, suas esculturas geralmente demonstram poder e dominação geral. Lembrando que ele sempre está com seu tridente!