Quando há a suspeita do parasito Strongyloides stercoralis, usa-se o método que se baseia na concentração de larvas de helmintos. Esse método é conhecido como: Escolha uma: a. Método de Hoffmann, Pons e Janer ou Método de Lutz.
O diagnóstico é feito pelo achado de larvas em fezes ou no conteúdo do intestino delgado ou, às vezes, escarro, ou pela detecção de anticorpos no sangue. O tratamento é feito com ivermectina ou albendazol. (Ver também Abordagem a infecções parasitárias.)
Forma infectante para o homem: larvas filarióides. Forma de infecção: penetração cutânea ativa ou auto-infecção. Infectividade: ocorre auto-infecção ou infecção externa. As larvas filarióides são viáveis por 5 semanas.
O Strongyloides stercoralis é um helminto intestinal que infecta os seres humanos através do contato com o solo que contém as larvas. O Strongyloides stercoralis é endêmico em países tropicais e subtropicais, com prevalência nestes locais de até 20%.
Tricuríase é uma infecção causada por Trichuris trichiura. Os sintomas podem incluir dor abdominal, diarreia e, em infecções intensas, anemia e desnutrição. O diagnóstico é feito pela detecção de ovos nas fezes. O tratamento é com mebendazol, albendazol ou ivermectina.
Geralmente, o prolapso é mais frequente em pessoas com mais de 60 anos, tendo como principal causa o músculo anal fraco devido ao envelhecimento, porém também pode ocorrer devido a um esforço muito intenso para evacuar, à prisão de ventre ou a infecção pelo verme Trichuris trichiura.
A infecção severa é caracterizada por diarréia crônica, disenteria, enterorragia, anemia e prolapso retal. Infecção maciça por Trichuris trichiuria ocorre principalmente em crianças desnutridas, podendo complicar-se com perda sangüínea intestinal, capaz de gerar um quadro de anemia por deficiência de ferro.
Trichuris trichiura: é um nematódio geralmente associado a infecções pelo Áscaris. É um nematódeo geralmente associado a infecções pelo Ascaris lumbricoides. O verme adulto (1) é facilmente identificado pela extremidade anterior afilada. Seu tamanho varia de três a cinco centímetros.
Fatores de risco
Transmissão do Trichuris trichiura A tricuríase é uma doença de transmissão fecal-oral. Um indivíduo se contamina com o Trichuris trichiura quando ingere acidentalmente ovos do parasito contidos em alimentos, água ou no solo.