A cientista americana Stephanie Kwolek da Dupont, no ano de 1965, na busca por um material com a resistência térmica do amianto e rigidez da fibra de vidro, acabou por descobrir um novo polímero.
23 quilos
Além disso, o peso dos coletes balísticos varia em torno de 1,6 kg a 2,6 kg os masculinos e 1,1 kg a 1,8 kg os femininos, o que dependendo da condição física do policial pode ser um fator limitante para o bom desempenho de suas atividades, e assim colaborar para o aparecimento de sinais de cansaço, dores nos membros ...
Do que é feito o colete à prova de balas? Externamente o colete é formado por uma capa de náilon que transforma em um pacote anatômico as várias camadas à prova de balas. Uma de suas funções é impedir que entre suor fazendo com que o material fique confortavelmente junto ao corpo.
Kevlar
Qualquer cidadão pode adquirir um colete ou jaqueta à prova de balas, desde que não possua antecedentes criminais e atenda a outros requisitos da lei. Para tal, é necessário adquirir um certificado de registro (CR) ou uma autorização do órgão de fiscalização responsável para comprar seu colete.
Saiba Mais:
Cada placa adiciona de 1,8 a 4,1 kg ao peso original do colete leve, que varia entre 1,4 e 2,3 kg, e proporcionalmente reduz a mobilidade do usuário. Esses coletes não podem ser usados por baixo da roupa e são o tipo geralmente usado pelos oficiais da SWAT.
Deverá ter validade de, no mínimo, 5 (cinco) anos contra qualquer defeito de fabricação. Os painéis balísticos deverão ser dotados de acabamento lateral costurado, tipo bainha com viés, que impeça o seu deslocamento e/ou desfiamento das fibras.
Por que preciso destruir coletes balísticos vencidos? Coletes balísticos são produtos controlados, com prazo de garantia e quando a validade expira tornam-se um ponto de alerta. Manter coletes vencidos representa um risco à integridade dos usuários, logo a destruição é o caminho mais seguro.
Os coletes jamais devem ser deixados expostos ao sol ou umidade. Outro detalhe importante é que o equipamento deve ser inutilizado após o prazo de validade, que costuma ser de 6 anos ou se receber um único disparo de arma de fogo.
Para oficiais das forças armadas e policiais em ambientes de alto risco, a placa balística fabricada com Dyneema® está elevando o parâmetro de proteção. Ela fornece proteção máxima em uma solução mais leve que aumenta o conforto, a amplitude de movimento e a eficiência.
3) Os coletes à prova de balas de uso permitido (Nível Balístico II-A, II e III-A), podem ser adquiridos no comércio especializado, por órgãos de segurança pública e empresas especializadas de segurança privada, por integrantes dos órgãos de segurança pública e Forças Armadas, guardas municipais e demais pessoas ...
R$ 142,00 ATENÇÃO: Sob Encomenda - prazo médio de 30 dias para envio.
Com recomendação imprescindível de uso em conjunto com o colete balístico, a capa de colete balístico é uma grande inovação com sistema de proteção antiperfurante capaz de resistir a situações adversas mediante tentativa de uso da força para progressão ou furação contra o profissional de segurança.
Saiba Mais:
Existem 5 tipos de coletes anti bala: o colete avariado, o colete de nível 1, nível 2, nível 3 e 4. Obviamente, o de nível 4 é o mais resistente a disparos inimigos. Faça o que fizer, não pegue nunca coletes de inimigos que abateu.
Placa balística (frontal e dorsal), composta pela sobreposição de lâminas de prensadas. Gramatura da placa de 13 a 14,2 kg/m². A placa balística utilizada em conjunto com o painel balístico proporciona Nível de Proteção III ao colete CBC-33033.