O ardor anal costuma ocorrer durante ou logo após a evacuação e geralmente é causado por diarreia ou pelo excesso de condimentos fortes na alimentação.
Alimentos gordurosos, ácidos e apimentados acabam irritando as paredes do estômago e provocando a sensação de ardência. No geral, a alimentação errada é a causa mais comum da queimação e da sensação de estufamento.
Algumas soluções naturais podem ser interessantes para aliviar a azia e a queimação no estômago, como tomar água fria, comer uma maçã e tentar relaxar um pouco, por exemplo, sendo essas soluções interessantes depois de refeições mais gordurosas ou de excesso de consumo de álcool.
Assim, como você pode saber se está com azia durante a gravidez? Os sintomas de azia durante a gravidez são iguais aos da azia em geral. O sintoma mais comum é uma sensação de queimação no centro do peito³. Essa sensação às vezes se espalha para a garganta, e pode haver também um gosto azedo e amargo na garganta2,3.
A azia na gravidez costuma aparecer no segundo e terceiro trimestre na gravidez devido ao aumento da produção do hormônio progesterona, que permite o relaxamento da musculatura do útero para permitir que ele cresça e comporte o bebê.
Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto causado pela azia durante a gravidez são:
Geralmente os sintomas de queimação vêm acompanhados de refluxo, ânsia e enjoo. Saiba o que causa o problema e algumas dicas para amenizá-lo. Queimação no estômago, dor de barriga, náuseas e enjoo antes e depois das refeições: estudos científicos apontam que 70% das gestantes apresentam azia na gravidez.