Para calcular sua área, multiplicamos a medida da base com a medida altura. Como as medidas são as mesmas, multiplicá-las é o mesmo que elevar o lado ao quadrado. A área do retângulo é dada pela multiplicação da base pela altura.
Fórmulas para cada figura de geometria:
A geometria plana é a área da matemática que estuda as figuras planas, iniciando-se nos conceitos primitivos de ponto, reta e plano, e, com base neles, desenvolvendo-se até a construção das figuras planas, com o cálculo de suas respectivas áreas e perímetros.
Os estudos iniciais sobre Geometria Plana estão relacionados à Grécia Antiga, também pode ser denominada Geometria Euclidiana em homenagem a Euclides de Alexandria (360 a.C. - 295 a.C.), grande matemático educado na cidade de Atenas e frequentador da escola fundamentada nos princípios de Platão.
Geometria plana: também chamada de Geometria Euclidiana, estuda o plano e o espaço baseando-se nos postulados de Euclides; Geometria Espacial: realiza o estudo de figuras tridimensionais. Nessa área de estudo, é possível calcular o volume de um sólido geométrico.
Euclides
Na Grécia, Hipócrates e Eudoxo foram personalidades importantes que estudaram conceitos relacionados à medição de ângulo.
A Geometria é de extrema importância no cotidiano das pessoas, pois desenvolve o raciocínio visual e, sem essa habilidade, elas dificilmente conseguirão resolver as diferentes situações devida que forem geometrizadas; também não poderão se utilizar da Geometria como fator de compreensão e resolução de questões de ...
A Geometria como ciência dedutiva apenas tem início na Grécia Antiga, cerca de sete séculos antes de Cristo, graças aos esforços de muitos notáveis predecessores de Euclides, como Tales de Mileto (640 - 546 a.C.), Pitágoras (580 - 500 a.C.) e Eudoxio (408 - 355 a.C.).
A Geometria tem origem provável na agrimensura ou medição de terrenos, segundo o historiador grego Heródoto (séc. v a.c. ). Contudo, é certo que civilizações antigas possuíam conhecimentos de natureza geométrica, da Babilónia à China, passando pelas civilizações Hindu.
A geometria surgiu independentemente em várias culturas antigas como um conjunto de conhecimentos práticos sobre comprimento, área e volume. ... Arquimedes, por exemplo, desenvolveu técnicas engenhosas para calcular áreas e volumes sem se preocupar com o tratamento axiomático dos Elementos.
Formas geométricas são as formas que os objetos ao nosso redor possuem e se dividem em tamanhos, dimensões e volume. Saiba mais sobre elas. Formas geométricas, basicamente, estão presentes em todos os objetos que nos cercam. Dessa forma, podemos classificá-las como sendo planas e não planas.
Uma figura geométrica é formada a partir do fechamento de um espaço com superfícies ou linhas. A representação de um elemento geométrico no espaço ou em um plano também é chamada de figura.
Os nomes das formas geométricas são triângulo, quadrilátero, pentágono, decágono (planas) e cilindro, cubo, cone, pirâmide (não planos).
Formas Planas
Cubo, cilindro, cone, esfera, prisma, paralelepípedo e pirâmide.
Classificaçao dos polígonos
Características da Geometria Espacial
Já as figuras espaciais precisam ser definidas em espaços tridimensionais, pois elas são figuras que possuem profundidade, além de comprimento e largura. Os cubos, prismas, cilindros, cones e esferas, por exemplo, são figuras que só podem ser definidas em espaços tridimensionais.
Figuras geométricas espaciais são aquelas que têm três dimensões: comprimento, altura e largura. Essas figuras são divididas em dois grupos: os corpos redondos (delimitados por alguma superfície arredondada) e os poliedros (superfícies delimitadas por figuras geométricas planas).
em geometria, diz-se que duas figuras são semelhantes se têm a mesma forma, diferindo apenas pela sua posição e tamanho. Em geometria espacial, os candidatos as figuras espaciais semelhantes são os paralelepípedo e os poliedros: tetraedro, hexaedro ou cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro.
Quais figuras são semelhantes entre si? Justifique sua resposta. quadrado.
As figuras bidimensionais ou tridimensionais podem ser enquadradas em um campo da matemática denominado geometria. Para as figuras bidimensionais são considerados o comprimento e a largura, inseridas em um plano (geometria plana). Como exemplos, temos: retângulo, quadrado, trapézio, triângulo, círculo, dentre outros.
As figuras planas têm comprimento e largura, mas não possuem profundidade. Já as figuras espaciais apresentam comprimento, largura e profundidade.
São representações das faces dos sólidos. Essas formas são chamadas de bidimensionais por apresentarem duas dimensões: comprimento e altura. As figuras planas são classificadas em círculos e polígonos.
A maior diferença entre figuras planas e espaciais é a quantidade de dimensões necessárias para construí-las: planas são bidimensionais e espaciais são tridimensionais. Figuras geométricas podem ser classificadas como planas ou espaciais. Nesse último caso, as figuras são chamadas de sólidos geométricos.
Uma figura é considerada plana quando é possível medir comprimento e largura, comprimento e profundidade ou largura e profundidade. O importante é que as figuras planas sejam bidimensionais, isso significa que é possível obter duas medidas a partir delas.
Já o círculo possui todos os pontos internos de uma circunferência. Logo, o círculo é uma região plana, e a circunferência é uma linha. ... Isso acontece porque toda circunferência é o perímetro de um círculo com centro e raio iguais.
Na geometria, as formas mais conhecidas de figuras planas são: círculo, quadrado, triângulo, retângulo, trapézio, hexágono, pentágono, paralelogramo e losango.