Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. ... As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas.
- Calcule o pH de uma solução 0,1mol/L de NaOH. Observe que a mesma concentração da solução de NaOH é a mesma concentração de íons OH-....Produto hidrogeniônico (pH)
Resposta. Segunda a definição : pH = - log[H3O+]. Isto porque HClO4 é um ácido forte . Para cada mol de HClO4 , há formação de 1 mol de H3O+ , se haviam 0,040 mol de HClO4 , então haverá 0,040 mol de H3O+ .
Assim, o pH serve para nos indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica. A escala de pH varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC. Se o valor do pH for igual a 7 (pH da água), o meio da solução (ou do líquido) será neutro. Mas se o pH for menor que 7, será ácido, e se for maior que 7, básico.
Podemos afirmar que o pH de uma solução 0,1 mol/l de HCl é equivalente a 1, ao passo que o pH de uma solução 0,01 mol/lde HCl é de 2 .
7
0.
5
Nessa escala, a substância que tem o pH menor que 7 e maior que 0 são consideradas ácidas. Já as substâncias que tem pH maior que 7 e menor que 14 são consideradas básicas. E ainda temos as substâncias que têm o pH = 7 e são neutras.
A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio.
O ácido sulfúrico 98% possui um pH em torno de 1, o que significa que é extremamente ácido. A escala de pH encontra-se numa escala logarítmica, ou seja, para avançar do pH 1 ao pH 2, deve-se diluir uma solução em 10 vezes.
Com exceção do ácido sulfúrico, para calcular o pH de uma solução, levamos em conta apenas a primeira ionização.
Na escala de pH, as substâncias cujo pH é menor que 7 são classificadas como ácidas, aquelas que apresentam pH maior que 7 são classificadas como básicas, e aquelas que apresentam pH em torno de 7 são consideradas neutras.
A formação do ácido sulfúrico eleva o pH da chuva, formando a chamada chuva ácida, que causa danos ao meio ambiente, como poluição das águas superficiais, morte de peixes e corrosão de árvores e outros vegetais.
O ácido sulfúrico é utilizado como eletrólito das baterias de chumbo. Além disso, o ácido sulfúrico é utilizado na produção de fertilizantes, no refino de petróleo, no tratamento de água, na produção de papel e na limpeza industrial como removedor de oxidação e ferrugem.
Obtenção do Ácido Sulfúrico: O ácido é produzido a partir de enxofre, oxigênio e água. 1° Etapa: O enxofre sólido sofre combustão, formando dióxido de enxofre. 2° Etapa: O SO2 é oxidado a trióxido de enxofre ao reagir com o O2, na presença de Pentóxido de Vanádio (V2O5).
Formação do ácido sulfúrico. Quando o trióxido de enxofre reage com o hidróxido de cálcio, forma água e sal. O sal é formado pelo cátion cálcio (Ca+2) da base, e o ânion sulfato (SO4-2) é formado pelo óxido em água. Equação representando a formação do sulfato de cálcio.
O Ácido Sulfúrico, H2SO4: Líquido incolor, viscoso e oxidante. ... O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É ainda utilizado nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes etc. e nas baterias de chumbo (baterias de automóveis).
O ácido sulfúrico é produzido a partir do enxofre, oxigênio e água por meio do processo de contato tradicional ou pelo processo a úmido.
H₂SO₄
Produção industrial. O ácido nítrico é obtido pela reação do dióxido de nitrogênio (anidrido nítrico, NO 2) com a água. ... As matérias-primas essenciais da fabricação moderna do ácido nítrico são a amônia anidra, o ar, a água e uma tela de platina-ródio como catalisador.
O dióxido de enxofre também pode sofre oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3), que por sua vez, em contato com a água da chuva irá formar o ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte.
A precipitação com elevada acidez ocorre quando em um determinado lugar há uma elevada concentração de gases como o dióxido de enxofre e nitrogênio na atmosfera que em contato com gotas de água suspensas no ar, reagem formando ácidos que, ao precipitar, dão origem à chuva ácida.