A densidade da água no estado líquido é 1,0 g/cm3, enquanto a do gelo é 0,92 g/cm3. Por isso, no copo em que há água, o gelo flutua.
A neve forma-se na nuvem por meio da solidificação do vapor d'água quando há queda de temperatura, formando cristais de gelo.
Quando o gelo passa do estado sólido para a fórmula líquida, ocorre uma mudança de estado física chamada de fusão. A mudança de estado da matéria é um fenômeno puramente físico, pois NÃO dá origem a uma nova substância e não altera a fórmula química da água, permanecendo, desse modo, H2O.
Se estivermos ao nível do mar, quando a água em forma líquida é aquecida a 100 graus Celsius, ela vira gás. Quando resfriada a zero grau Celsius, vira gelo.
0ºC
78ºC
Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria.
A densidade de uma substância (o peso em relação ao volume) varia com sua temperatura. O gelo bóia porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. Essa é uma propriedade incomum, porque a maioria das substâncias puras é mais densa no estado sólido do que no líquido.
A densidade do gelo é menor que a da água líquida porque, conforme é bem sabido, as moléculas de água são formadas por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, isto é, H2O.
Explicação: O gelo flutua na água líquida por que sua densidade é inferior, por outro lado, o gelo afunda no álcool por ser mais denso que esse.
Molhe uma toalha fina em água gelada e envolva uma pedrinha de gelo. Deixe repousar no local por, no mínimo, 10 minutos; No corpo, como as provocadas por pancadas: passe um pouquinho de azeite na região, fazendo uma suave massagem. Se a mancha roxa não passar em 1 a 2 semanas, é importante consultar o médico.