Did é o verbo auxiliar (do passado) e do é o verbo principal, que significa fazer. Saiba que não se deve utilizar did em frases afirmativas, a não ser que você queira dar ênfase. No lugar de, por exemplo: I did help my family.
TO DO: a função desse verbo auxiliar é formar frases negativas e interrogativas no simple present (presente simples) e no simple past (pretérito perfeito e imperfeito).
O Simple Future (Futuro Simples), também chamado de Future Simple, é um tempo verbal usado para expressar ações futuras que irão ocorrer, ou seja, que ainda não aconteceram. ... Na formação dos tempos futuros em inglês é comum utilizarmos os verbos modais auxiliares will e shall e a estrutura going to.
Portanto, lembre-se: quando não tiver certeza do que fará no futuro use o “will” acompanhado de expressões de incerteza. Por outro lado, se você tiver certeza e já está se planejando, então faça uso do “going to”.
Para os verbos regulares, o past participle é formado pelo acréscimo de –d ou –ed, por exemplo: agree – agreed; ask – asked; call – called, etc. Já os verbos irregulares apresentam formas distintas, por exemplo, be – been; sell – sold; speak – spoken, etc.