Oclusão é, basicamente, o ramo da odontologia que estuda as relações de mordida entre a arcada dentária superior e inferior.
DETERMINANTES OCLUSAIS (Determinantes variáveis ( Trespasse Horizontal e… São aqueles que controlam a separação dos dentes e trajetos das pontas das cúspides durante os movimentos mandibulares. Distância horizontal entre a superfície vestibular dos incisivos inferiores e a superfície palatina dos incisivos superiores.
Isso se dá devido a fatores que vão influenciar essa morfologia oclusal: ATM, fator posterior, e Dentes anteriores, fator anterior. ... Além disso temos os determinantes verticais da morfologia oclusal, que são responsáveis pela altura das cúspides (quanto mais altas as cúspides, mais fundos os sulcos e vice e versa).
a relação dos dentes inferiores com o plano oclusal influencia na altura das cúspides de acordo com a angulação do plano de oclusão em relação ao plano de referência horizontal. Quando a angulação for maior que o ângulo formado com o plano de referência horizontal, as cúspides deverão ser mais baixas.
Significado de Oclusal substantivo [Medicina] Relativo à superfície mastigatória dos dentes molares e bicúspides.
Mauricio Rubiano define contatos prematuros como os que se encontra em relação cêntrica ao fechar a mandíbula. Por outro lado, as interferências oclusais apresentam-se quando os pré-molares e molares, especialmente, entram em contato durante as excursões de lateralidade, protrusiva e latero-protrusiva.
Na presença de algum contato prematuro ao fechar os dentes (que pode ser desde um dente torto até uma restauração mau ajustada), a mandíbula é obrigada a se "acomodar" e trabalhar numa posição diferente e os músculos citados ficam numa situação de desequilíbrio e muitas vezes de hiperatividade, podendo causar dores na ...
O conceito atual de Relação Cêntrica seria o posicionamento que o osso mandibular é conduzido à posição mais retrusiva em relação ao maxilar superior, fazendo com que os seus côndilos se acomodem o mais intimamente possível no interior das respectivas cavidades articulares.
O dente antagonista é aquele que está posicionado na arcada oposta ao que foi extraído. A perda de um dente afeta a saúde bucal. Normalmente, acreditamos que o problema envolve somente a arcada dentária que ele está inserido, mas pode se estender para a arcada oposta, afetando seu dente antagonista.
Quando se perde um dente na parte de baixo da arcada, por exemplo, aquele que está acima (o antagonista) fica sem função. Este cenário pode resultar em um sorriso totalmente desalinhado.
Os dentes anteriores são os seis dentes localizados na frente da boca em cada arcada. Logo atrás deles estão os pré-molares, e os molares estão localizados no fundo da boca. Os oito incisivos são os dentes achatados, quadrados e afiados, localizados na frente e no centro, usados para cortar alimentos.
O plano oclusal natural corresponde à média entre os pontos obtidos pelas cúspides superiores e inferiores dos dentes naturais. O objetivo dessa pesquisa é determinar as correlações entre os planos de Camper e o Plano de Nóbilo; Plano de Camper e o Plano Oclusal Natural; Plano Oclusal Natural e o Plano de Nóbilo.
Segundo Angle, uma oclusão normal é aquela na qual os primeiros molares superiores estão em "chave de oclusão", ou seja, a cúspide mésio-vestibular do primeiro molar superior oclui no sulco vestibular do primeiro molar inferior.
A oclusão dentária é a relação funcional que se estabelece entre os componentes do sistema mastigatório. Este sistema inclui os dentes, as gengivas, o sistema neuromuscular, as articulações temporomandibulares e o esqueleto craniofacial.
Guia e determinantes da Oclusão e Características autoprotetoras da Dentição. 1. ... Guias Laterais e anterior: idealmente, durante os movimentos excursivos da mandíbula, os dentes posteriores não devem participar da oclusão. Essa desoclusão deve ser obtida ás expensas de dentes anteriores.
O Guia Canino é o contato entre o canino superior e o inferior no movimento do lado de trabalho e quando, além dos caninos, os incisivos também se tocam, porém, a guia em função em grupo mais desejável compreende os dentes entre o canino e o 2º pré-molar, podendo incluir ainda a cúspide mésio-vestibular do 1º e 2º ...
Ao executar o movimento de lateroprotrusão, o contato interdentário ocorre somente entre os caninos do lado que está ocorrendo o movimento, no lado oposto não ocorrem contatos. Nesse movimento tem-se a desoclusão pelo canino (guia canino) ou desoclusão em grupo (dada pelos dentes posteriores).
Retrusão - é o retorno da mandíbula em sentido oposto. Nesse movimento tem-se a guia incisiva que é quando os dentes inferiores anteriores deslizam pela concavidade palatina dos dentes anteriores superiores, desocluindo os posteriores.
É aí que entra a Guia Anterior ( GA ). O deslize entre os dentes ântero-superiores e ântero-inferiores deve DESOCLUIR os dentes posteriores na protrusão da mandíbula e em lateralidade Esquerda e Direita. É mais uma regra básica de Oclusão. ... Essa função é dos dentes anteriores.
A guia canina é o trilho da nossa mastigação e da nossa mordida. São os caninos que orientam o movimento dos nossos dentes e os protegem, evitando que se toquem inadequadamente, garantindo sua durabilidade.
A oclusão balanceada bilateral é tida como o esquema oclusal ideal para prótese total, e consiste na obtenção de pontos de contato bilaterais e simultâneos entre os antagonistas, tanto em relação cêntrica quanto nos movimentos extrusivos.
“A curva de compensação é definida como a curvatura ântero-posterior (no plano sagital) e a curvatura médio-lateral (no plano frontal), vestíbulo-lingual, incorporadas no alinhamento das superfícies oclusais e bordos incisais dos dentes artificiais para compensar o fenômeno de Christensen (perda de contato entre os ...
Na oclusão mutuamente protegida há contatos uniformes em máxima intercuspidação, enquanto que em lateralidade há apenas contato nos caninos, de modo a reduzir a atividade muscular.
A Curva de Spee deve manter harmonia com os movimentos funcionais da oclusão em protrusiva e em látero-protusão. O tratamento ortodôntico pode ser finalizado estando a Curva de Spee relativamente plana.
CURVA DE WILSON. É a curvatura dos dentes no sentido vestíbulo-lingual (de um lado a outro da arcada dentária), no plano frontal,que passa pelas cúspides vestibulares e linguais dos dentes posteriores de ambos os lados (Figura 26).
Esse tipo de fio émuito útil para fechar as mordidas abertas no segmento anterior. A forma de fechar essas mordidas écolocando um arco com curva reversa superior, ao passo que, no arco inferior, colocaremos um arco com curva. Isso provocaráextrusão e palatinização dos incisivos superiores e inferiores.