E a revolução nas regras começou: a área ficou maior, os bandeirinhas foram banidos, o goleiro passou a jogar com os pés, liberou-se o gol dentro da área, acabou o limite de cinco substituições, surgiu o tiro livre após a quinta falta coletiva…
O futsal é um esporte coletivo, disputado em quadra, no qual cada time tem 5 jogadores. Começou a ser jogado aproximadamente em 1940, por jovens da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Eles não encontravam campos de futebol para jogar, então improvisaram partidas nas quadras de basquete.
Um esporte que foram alteradas algumas regras nos últimos anos foi o esporte mais praticado ao redor do mundo , que foi o futebol. Em muitos campeonatos, a adesão de certo nível eletrônico fez com que o erro humano fosse diminuído (inclusão do árbitro de vídeo por exemplo).
As regras em todos os esportes são estabelecidas para garantir uma disputa justa entre competidores e promover um ambiente de boa esportividade. É de vital importância que todos os jogadores que queiram participar em um determinado esporte, obtenham os recursos que precisam para aprender as regras e aderir a elas.
O uso dos braços, do tronco, da cabeça, das pernas e dos pés é permitido para o manejo e condução da bola. O uso das mão é proibido a todos os jogadores, com exceção dos goleiros. Em caso de falta, um jogador pode receber do árbitro um cartão amarelo ou um cartão vermelho.
Esportes de invasão: são aquelas modalidades em que as equipes tentam ocupar o setor de quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos (gol, cestas), ao mesmo tempo em que tenta proteger a própria meta. Por exemplo, basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e polo aquático.
Exemplos de esportes de invasão: