A coleta a vácuo é uma recomendação internacional do Clinical & Laboratory Standards Institute (CLSI), adotada em todo o mundo. Este sistema de coleta é composto por um dispositivo que permite a aspiração do sangue diretamente da veia através do vácuo, que se conecta diretamente ao tubo de análise.
Ao se preparar para a realização do seu exame de sangue, evite realizar atividades físicas, dando um espaço de tempo entre dois e três dias. No caso da dosagem de PSA, para diagnóstico do câncer de próstata, recomenda-se evitar também atividades sexuais nos três dias que antecedem o exame.
Jejuar significa que não há ingestão de comida ou bebida, além da água, pelo período especificado. Essas restrições incluem líquidos como café e chá e até mesmo chiclete. Você pode comer logo depois de completar seu teste de jejum, então leve um lanche se estiver com muita fome.
Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames porque modificam algumas dosagens bioquímicas. Por isso, nem mesmo um chá sem açúcar pode ser ingerido durante o período do jejum.
O preparo para realizar o exame de glicemia em jejum, é não ingerir nenhum alimento ou bebida de 8 a 12 horas, exceto água.
Para diminuir os níveis de açúcar no sangue é importante ter atenção à alimentação, dando preferência aos alimentos integrais e evitando o excesso de carboidratos e de açúcar, e praticar atividade física de forma regular, pois assim é possível evitar picos de glicemia e o acúmulo de açúcar na circulação.
A glicemia é o exame que mede a glicose no sangue. A glicemia de jejum é a dosagem da glicose após um período de jejum, que pode ser de 8 a 12 horas. O exame de glicemia também pode ser feito sem jejum, como por exemplo a glicemia pós prandial, solicitada após uma refeição.
O tempo de jejum varia com cada tipo de exame. Dos exames mais comumemente realizados, a glicemia (de jejum) requer 8 horas, já o colesterol total e frações e triglicérides e suas frações 12 horas.
Seu tempo de jejum ideal gira em torno de 8 a 10 horas. – Lipidograma (Colesterol e Triglicerídeos): usado para detectar o aumento do colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim” ou a diminuição do HDL o “colesterol bom” e ainda o aumento dos Triglicerídeos.
6 fatores que alteram os resultados de exames de laboratório
Evitar o sedentarismo, evitar comer alimentos com gordura saturada e evitar fumar são medidas importantes a serem seguidas. Os alimentos que mais aumentam o colesterol são a gema dos ovos, o bacon, a pele da carne das aves, a manteiga, o creme de leite, a nata, as frituras, as salsichas, e embutidos e a carnes.