A One-Way ANOVA deve ser utilizada quando a sua variável resposta é contínua (Y) e a sua variável explanatória é categórica (X). Além disso, normalmente, a One-Way ANOVA é usada para testar diferenças entre pelo menos três grupos, uma vez que a comparação entre dois grupos pode ser obtida através do teste t.
A análise de variância (ANOVA) pode determinar se as médias de três ou mais grupos são diferentes. A ANOVA usa testes F para testar estatisticamente a igualdade entre médias. Neste post, mostrarei como a ANOVA e os testes F funcionam, usando um exemplo de ANOVA com um fator.
Por exemplo, se você quisesse avaliar se esse tratamento tem diferença entre machos e fêmeas, agora há duas variáveis independentes: tratamento e sexo. Esses dois fatores podem modificar a variável dependente, sendo indicado a utilização de ANOVA de duas vias.
O teste F é utilizado para analisar a variância entre dois conjuntos de dados diferentes e compará-los utilizando o teste de hipóteses.
A correlação de Pearson avalia a relação linear entre duas variáveis contínuas. ... A correlação de Spearman avalia a relação monotônica entre duas variáveis contínuas ou ordinais.